O Arcebispo Primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella, abriu nesta segunda-feira (29/12), às 19h, o novenário em homenagem a São Tomaz de Cantuária com uma missa na igreja da Matriz, situada na Praça Desembargador Montenegro.
A festa do padroeiro da cidade encerra no dia 7 de janeiro, com a tradicional procissão.
Este ano o tema da festa será Com São Tomaz sejamos imitadores do apóstolo São Paulo na evangelização do povo de Deus.
Durante nove dias a comemoração da igreja vai contar com a participação de sacerdotes de várias paróquias, instituições e representantes dos órgãos públicos, além de fanfarras, filarmônicas, violeiros e cantores locais a exemplo de Carol Assemany, Bule-Bule, Samba de Roda e ternos de Reis da Ilha de Itaparica e Bamuquinha.
Segundo o pároco da igreja, Jorge Bonfim, no dia de São Tomaz, 7 de janeiro, a comemoração inicia às 5h com uma alvorada, seguida de uma carreata do Alto da Cruz até a igreja Matriz, no centro, onde será celebrada uma missa às 6h, dedicada aos homens e às 9h30 para as crianças, idosos e enfermos.
À tarde, haverá uma procissão, a partir das 16h. O cortejo sai da Igreja de Santo Antonio, no bairro do Triângulo em direção à Igreja Matriz onde será realizada a Santa Missa presidida por Dom Josafá, concelebrada pelo Pároco e vigários da paróquia.
Os festejos encerram às 20h com queima de fogos e apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), em frente à igreja, na Praça Desembargador Montenegro.