CCZ vistoria casas no Cristo Redentor

Iwwa Agência
Publicado 18/02/2011 05:02:39

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou nesta sexta-feira (18/02), um mutirão contra a dengue no bairro Cristo Redentor. A iniciativa abre o ciclo de mutirões que serão realizados nas localidades do Município este ano.

Durante todo o dia foi realizado um trabalho educativo e de prevenção com os moradores do bairro, informando sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Também foram recolhidos materiais de terrenos e quintais, além de distribuídos capas para tanques e tonéis. 

No total, 100 pessoas participaram do mutirão formado por agentes de combate às endemias, agentes comunitários, servidores da Defesa Civil e da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), bolsistas universitários, equipe de Educação em Saúde, mais voluntários da comunidade.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde do Município, Marcos Nogueira, a Secretaria da Saúde (Sesau) vem executando ações regulares para reduzir a incidência da dengue no Município. Os dados da secretaria comprovam que não existe registros de óbitos decorrentes da doença há dois anos.

Camaçari saiu da zona de risco de epidemia e está em situação de alerta, reduzindo o índice de infestação do mosquito de 4,4%, em 2009, para 2,8 até o final do mês de janeiro deste ano. “A pretensão é realizar o mutirão em todos os bairros com índice de infestação”, informa Marcos Nogueira.  

Para Terezinha Barros, moradora do bairro Cristo Redentor, a ação é importante, pois previne e alerta a população. A dona de casa ainda reconhece que tomou conhecimento sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue através da orientação dos agentes, durante as visitas domiciliares.     

O trabalho dos agentes de endemias é realizado regularmente, com vistorias a cada 15 dias em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e áreas de construção, além das residências que recebem visitas bimensais.

As próximas comunidades atendidas pelo mutirão serão os bairros Mangueiral, no dia 25 de fevereiro, Ficam e Phoc III, em datas a definir. 

Foto: Agnaldo Silva

Mutirão contra a dengue segue de casa em casa -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.