O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Camaçari, realiza, nesta semana, ações educativas de combate ao mosquito da dengue, no bairro do Phoc 2. A raiva animal também será tema de palestras do CCZ. A estratégia das ações educativas começa com reunião dos educadores, lideranças e agentes comunitários de saúde do bairro.
Nesta quarta-feira (09/09), cartazes sobre a doença serão fixados em pontos comerciais. O CCZ realiza também palestras sobre os sintomas da doença para alunos e professores da creche infantil do Phoc 2, das 9h às 14h.
Na quinta-feira (10/09), as ações acontecem no Centro Educacional de Camaçari, às 9h30 e 14h30 e na escola Crescer e Saber, às 9h e 14h. Sexta-feira (11/09), será realizada palestra no SESI, às 9h30 e às 14h30.
No sábado (12/09), às 15h, os agentes fazem uma oficina de educação em saúde para prevenção e controle da dengue junto ao grupo de jovens evangélicos do Bairro Phoc 2. Camaçari teve, neste ano, 221 casos de dengue confirmados.
RAIVA
Ainda nesta quarta-feira (09/09), às 9h, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), acontece uma reunião com Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na sede e na orla do Município. O tema é raiva animal.
O objetivo é preparar os agentes comunitários para campanha estadual de vacinação animal, que acontece a partir do dia 26 de setembro. Em Camaçari, desde 2005 não há registro de casos de raiva.
Na quinta-feira (10/09), a palestra acontece na Associação de Moradores de Monte Gordo, às 14h e é destinada aos profissionais que atuam em Barra do Pojuca, Fonte das Águas, Barra do Jacuípe, Coqueiro de Monte Gordo, Cachoeirinha, Monte Gordo e Arembepe.