CCZ quer imunizar mais de 34 mil cães e gatos

Iwwa Agência
Publicado 16/09/2009 06:09:12

Camaçari participa, até o dia 30 de setembro, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar cerca de 29 mil cães e 5 mil gatos. Até hoje (16/09), mais de cinco mil animais foram vacinados.

O dia D está programado para o dia 26, quando os postos de saúde e associações de bairro realizam um dia dedicado à vacinação dos animais. A atividade acontece das 8h às 16h e terá a participação de 250 pessoas.

Os agentes do CCZ realizam imunização em várias localidades da zona rural, a exemplo de Sucupira, Água Fria, Pau Grande, Fonte das Águas, e Barra do Pojuca. A intenção é garantir que todos os animais sejam vacinados.

Na sede, as pessoas podem vacinar nas unidades de saúde dos bairros Camaçari de Dentro, Gleba B, Gleba E, Gravatá, Nova Aliança, Novo Horizonte, Nova Vitória, Piaçaveira, e Parafuso. Na orla, a imunização está disponível nos postos de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Pojuca, Monte Gordo e Barra do Jacuípe.

De acordo com a médica veterinária, Sandra Passos, responsável técnica do CCZ, o último caso de animal contaminado pela doença foi registrado em 2005. A raiva é fatal, afeta o sistema nervoso e pode ser transmitida através da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão.

A doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca às pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar.

Foto: Nelinho Oliveira

Município possui cerca de 29 mil cães e 5 mil gatos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.