CCZ promove atividades educativas

Iwwa Agência
Publicado 14/02/2013 01:02:05

A prevenção é a melhor maneira de evitar a proliferação de mosquitos, especialmente no verão, período em que o forte calor contribui para a aparição dos insetos. 

Ações simples e diárias contribuem com a redução e até com a eliminação dos insetos indesejáveis, que podem ser transmissores de doenças.

Para esclarecer a população sobre os meios de prevenção ao aparecimento de mosquitos, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realiza diversas atividades educativas nas comunidades.

Entre as principais orientações estão a limpeza das residências e entorno, evitar o acumulo de lixo e entulhos, manter as lixeiras fechadas e não deixar embalagens e recipientes expostos a chuva e sol, pois tanto o acúmulo de água ou suja oferece condições propícias para criadouros de mosquitos.

Existem também os cuidados básicos e ações de rotina para conter o avanço dos mosquitos como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Neste caso, é importante não deixar caixas d’água descobertas, colocar areia nos vasos de planta, limpar as calhas dos imóveis e não deixar pneus expostos à chuva e ao sol.

Além do trabalho educacional, a Sesau executa diversas iniciativas de combate à proliferação de mosquitos. Uma das estratégias são as operações de UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecida como carro-fumacê. A ferramenta é utilizada apenas quando existe a possibilidade de um quadro de epidemia de dengue.

Neste caso, a ação visa cortar o ciclo de transmissão da doença intervindo na continuidade da epidemia. Se a situação não for controlada na primeira fase, são iniciadas as operações de UBV pesado, de caráter transitório e emergencial, realizadas com objetivo de acabar o estado de epidemia.

O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde de Camaçari, Celso Amorim, explica que o carro-fumacê lança um inseticida no ar, o que pode provocar algum impacto no meio ambiente se utilizado de forma indiscriminada. Ele esclarece que a ação mata apenas o mosquito que estiver voando e não elimina o foco e nem as larvas, “por isso é tão importante a participação efetiva da comunidade”, completa.

 

 

Foto: Agnaldo Silva

Verão contribui para o aumento de mosquitos -

Mais Notícias

Agenda Cultural é animada por atrações diversificadas

Agenda Cultural é animada por atrações diversificadas

Secult assina mais sete contratos do edital Cidade Cultural

Secult assina mais sete contratos do edital Cidade Cultural

Prefeitura certifica profissionais da formação em Libras

Prefeitura certifica profissionais da formação em Libras

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us