CCZ intensifica o combate à doença

Iwwa Agência
Publicado 25/01/2011 05:01:47

A Secretaria da Saúde (Sesau) intensificará, este ano, as ações de combate à Esquistossomose. Por se tratar de doença endêmica, fica sob a responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a prevenção, o controle e o diagnóstico da doença.

 A iniciativa é resultado de estudos realizados no ano passado, que detectaram nas localidades de Lagoa Seca, em Monte Gordo, e Parque Verde, na sede, um percentual de positividade para a doença de 5%.  Em outras áreas da cidade, o nível ficou bem abaixo.

Os estudos são realizados com apoio dos agentes de endemias, e, em 2010, foram realizados cerca de 12 mil exames para detecção da doença. As análises são realizadas através de amostras de fezes dos moradores, enviados ao laboratório do CCZ.

Para ampliar as ações de combate à doença, a Sesau realizou, recentemente, a contratação e capacitação de novos agentes de endemias, aprovados em concurso público. A secretaria vai manter a vigilância ativa, além de promover ações de educação em saúde como mutirões e palestras.

O Centro de Controle de Zoonoses atua na prevenção de diversas doenças, como a raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e dengue.

ESQUISTOSSOMOSE

É a mais grave forma de parasitose por organismo e é transmitida por água contaminada. No Brasil, a doença é considerada endêmica, com mais de oito milhões de casos. No organismo humano, o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e do fígado, causando obstrução dos órgãos.

A melhor forma de combate é a erradicação dos caramujos hospedeiros intermediários da doença, além da proteção dos pés e pernas com botas de borracha com solado antiderrapante. O tratamento é feito com antiparasitários e dura um ou dois dias. 

Foto: Nelinho Oliveira

Controle da esquistossomose é feita pelo CCZ -

Mais Notícias

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Seduc forma mais 27 servidores através do Programa Cuidador Educacional

Seduc forma mais 27 servidores através do Programa Cuidador Educaci...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.