CCZ imuniza cães e gatos nesta sexta

Iwwa Agência
Publicado 12/07/2012 06:07:45

A equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza, nesta sexta-feira (13/07), a vacinação contra raiva animal em todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. Os moradores que ainda não imunizaram os animais devem levar os cães e gatos às unidades de saúde, das 8h às 17h.

A campanha nacional de vacinação antirrábica começou oficialmente na última segunda-feira (09/07), mas em Camaçari, especificamente, foi aberta na última sexta-feira (06/07), uma vez que o Município possuía estoque das doses. A mobilização prossegue em todo o país até o dia 10 de agosto e a meta do Município é vacinar 30 mil animais entre cães e gatos.

De acordo com o CCZ, no Município a campanha funciona de três formas. De segunda a quinta-feira a vacinação é realizada em domicílio, nas sextas-feiras acontece nos postos de saúde e nos sábados funciona no esquema de mutirão nas localidades da orla e zona rural.  

Na sede, o atendimento em domicílio está sendo realizado no bairro Nova Vitória. A ação começou no último dia 09 e prossegue até as equipes atingirem a meta estipulada para o bairro. Ao concluir a imunização da localidade, as equipes são remanejadas para outros bairros. A média de atendimento é de dois bairros por semana, a depender das dimensões territoriais e da população animal existente nos locais.

Na orla, a imunização em domicílio é realizada nas localidades de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Monte Gordo, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca e leva um prazo médio de um mês, já que cada localidade possui duplas de agentes de endemias específicos para as regiões, ao contrário da sede, que desloca toda a equipe para o bairro programado.

O esquema de plantão, por sua vez, acontece todos os sábados, até o fim da campanha nacional, e atende as localidades da orla e zona rural. Nas ocasiões, os 40 agentes de endemias do Município são remanejados para uma única localidade, no intuito de imunizar todos os cães e gatos, também de casa em casa. O primeiro mutirão da orla está programado para este sábado (14/07), e acontece em Barra do Jacuípe, das 8h às 17h. A previsão é imunizar cerca de mil cães e gatos no plantão.

A Campanha de Vacinação Antirrábica é destinada aos animais com mais de três meses de vida, que nunca foram vacinados e animais com mais de seis meses que já receberam outras vacinas.  A dose garante imunização por um prazo de 12 meses.  

 

Foto: Carol Garcia

Vacinação acontece em todos os postos de saúde -

Mais Notícias

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já começaram

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já...

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.