CCZ faz ação de bloqueio de combate

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2014 11:05:58

Para combater a leishmaniose em Camaçari, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza quase diariamente ações de prevenção. Nesta quarta-feira (21/05), a iniciativa acontece no empreendimento Residencial Parque São Vicente, localizado no bairro Santo Antônio e consiste na atividade de inquérito canino, ou seja, os agentes de endemias visitam as residências em que os donos criam cachorros para realizar um teste rápido, no intuito de verificar se o animal está infectado.

A partir de um resultado positivo do teste rápido, o sangue do animal é coletado e encaminhado para outro laboratório especializado. Com a comprovação da doença, os animais são recolhidos para serem eutanasiados, por meio do sacrifício humanizado, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A equipe do CCZ também volta a residência para fazer um bloqueio químico de forma a impedir a reprodução do mosquito transmissor.

Na quinta-feira (22/05), a equipe do CCZ segue para o distrito de Monte Gordo. Além dos trabalhos realizados casa a casa, o morador pode solicitar a realização do exame nos cães entrando em contato com o CCZ, através dos telefones 3644-5743/5753, para agendar o horário. O CCZ fica na Rodovia BA 512, km 2, no bairro Santo Antônio.

A leishmaniose é uma doença não contagiosa e a transmissão do parasita ocorre através da picada do mosquito fêmea infectado. Os principais sintomas da doença visceral são indisposição, anemia, febre, perda de peso e inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos.

Foto: Marcos Paulo

Agentes do CCZ fazem combate contra leishmaniose -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.