De janeiro a setembro deste ano, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Camaçari distribuiu 5.700 capas para tanques e tonéis nos bairros do Município. A iniciativa, parte de um conjunto de ações realizadas pelo setor de Educação e Saúde do Centro, visa conscientizar a população e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypit, transmissor da dengue.
No mesmo período, o CCZ ainda foi responsável pela realização de 155 palestras em escolas, creches e empresas, participou de 18 reuniões com moradores em associações de bairros e igrejas, esteve presente em 11 feiras de saúde e em três caminhadas.
Cinco mutirões foram realizados de janeiro a setembro de 2011 no Município, momento em que a comunidade e os profissionais do CCZ retiraram lixos e recipientes das ruas e quintais das residências, possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Nos mutirões são entregues panfletos educativos e os agentes do Centro ainda conscientizam a população com informações de como evitar a doença.
Além de diminuir a infestação do mosquito em Camaçari, as ações do CCZ também têm o intuito de afastar o risco de contaminação durante o verão, período em que aumenta o número de casos no país.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira, o clima quente da alta estação favorece a multiplicação do mosquito de forma mais rápida. “O trabalho de prevenção no Município é feito constantemente”, finaliza o diretor.

Em nove meses, a população recebeu 5.700 capas -