CCZ avalia ações realizadas no ano

Iwwa Agência
Publicado 17/12/2009 04:12:46

Os agentes de endemia foram os grandes homenageados na confraternização natalina do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), aberta pelo coral da Cidade do Saber. O evento aconteceu hoje (17/12), no auditório do colégio estadual Luís Eduardo Magalhães, onde foram avaliadas, em um seminário, as ações realizadas durante o ano.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Jesuína de Castro, falou sobre a importância do trabalho dos agentes de combates a endemias na prevenção e controle das doenças. Ela considera os profissionais fundamentais para o sucesso das ações, realizadas no dia a dia da cidade.

Itaraci Pereira Brito, 48 anos, é agente de endemia há 9 anos e acha muito importante o trabalho que faz. Segundo ele, o resultado é válido porque informa para a população, através das visitas domiciliares sobre o perigo e a prevenção contra a dengue.

A outra agente, Dinaildes da Cruz, 34 anos, que mora em Catu de Abrantes, disse que está satisfeita em lidar com a comunidade. Ela participa das ações, a exemplo dos mutirões feitos bairro a bairro, ajudando no controle das doenças endêmicas.

Na avaliação da coordenadora técnica do CCZ, Sandra Maria de Souza Passos, Camaçari cresceu muito este ano, com atividades voltadas para o trabalho educativo nas escolas e associações de bairro. “Só educando e informando a população, temos condições de melhorar a situação de todos”.

Sandra Maria Passos informou ainda que, com a chegada de 120 novos agentes de endemias aprovados no concurso da Prefeitura, o Centro de Controle de Zoonozes pretende, em 2010, ampliar as ações de controle a dengue, leishmaniose, esquistossomose, raiva, além da implantação do programa para combate a doença de Chagas.

Foto: Nelinho Oliveira

CCZ em 2010 amplia iniciativas de controle a dengue -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.