CCZ avalia ações realizadas no ano

Iwwa Agência
Publicado 17/12/2009 04:12:46

Os agentes de endemia foram os grandes homenageados na confraternização natalina do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), aberta pelo coral da Cidade do Saber. O evento aconteceu hoje (17/12), no auditório do colégio estadual Luís Eduardo Magalhães, onde foram avaliadas, em um seminário, as ações realizadas durante o ano.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Jesuína de Castro, falou sobre a importância do trabalho dos agentes de combates a endemias na prevenção e controle das doenças. Ela considera os profissionais fundamentais para o sucesso das ações, realizadas no dia a dia da cidade.

Itaraci Pereira Brito, 48 anos, é agente de endemia há 9 anos e acha muito importante o trabalho que faz. Segundo ele, o resultado é válido porque informa para a população, através das visitas domiciliares sobre o perigo e a prevenção contra a dengue.

A outra agente, Dinaildes da Cruz, 34 anos, que mora em Catu de Abrantes, disse que está satisfeita em lidar com a comunidade. Ela participa das ações, a exemplo dos mutirões feitos bairro a bairro, ajudando no controle das doenças endêmicas.

Na avaliação da coordenadora técnica do CCZ, Sandra Maria de Souza Passos, Camaçari cresceu muito este ano, com atividades voltadas para o trabalho educativo nas escolas e associações de bairro. “Só educando e informando a população, temos condições de melhorar a situação de todos”.

Sandra Maria Passos informou ainda que, com a chegada de 120 novos agentes de endemias aprovados no concurso da Prefeitura, o Centro de Controle de Zoonozes pretende, em 2010, ampliar as ações de controle a dengue, leishmaniose, esquistossomose, raiva, além da implantação do programa para combate a doença de Chagas.

Foto: Nelinho Oliveira

CCZ em 2010 amplia iniciativas de controle a dengue -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us