A população de Catu de Abrantes, orla de Camaçari, ganhou um posto da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar e uma unidade da Gerência de Segurança Patrimonial do Município.
A estrutura, entregue sexta-feira (27/03), possui dormitório, copa e uma sala de treinamento, com computador, Data Show, televisão, micro system e retroprojetor. A sala vai ser utilizada para reuniões e cursos das equipes.
Vinculada à Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc), a Gerência de Segurança é responsável pela ronda escolar realizada nas unidades públicas municipais de ensino.
A unidade de Catu de Abrantes conta com cinco supervisores e um gerente de apoio. A equipe trabalha todos os dias da semana com duas motos e uma viatura.
O grupo é responsável pela fiscalização das escolas da região de Barra do Pojuca e a população pode solicitar o serviço através do número 3671-3211. Uma viatura e mais quatro policiais da 59ª Companhia Independente reforçam a segurança dos moradores.
Segundo o secretário de Educação, Luiz Valter Lima, a obra é resultado de uma antiga reivindicação da comunidade local. A Gerência funcionava em um espaço menor, no posto avançado da Prefeitura, em Vila de Abrantes.
Depois de sucessivas reuniões com a população e com a PM resolvemos reformar este imóvel e trazer a equipe para a região, disse o secretário.
Sensível a solicitação dos moradores, o tenente-coronel PM Silvio Santos Lima, comandante da 59ª Companhia, disse estar sempre disponível. Faremos o que for possível para reforçar a segurança em Catu de Abrantes. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do trabalho das polícias, informa.
Raquel Moreira, vice-diretora da escola municipal Catu de Abrantes, comemora a proposta e diz se sentir mais tranqüila com o funcionamento do posto no local. A segurança agora melhora em 100%. A polícia e a ronda escolar mais perto da comunidade intimidam a presença dos marginais e o tráfico de drogas, afirma.
Morador de Catu de Abrantes há mais de 40 anos, Jânio Neves garante que agora fica mais tranqüilo em saber que a ronda escolar vai ser feita com maior freqüência. O dia-a-dia de pais, alunos e educadores ganha mais tranqüilidade, opina o bancário.
Os carros da ronda são dotados de sistema de comunicação com os órgãos de segurança e fiscalização do Município como as polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Superintendência do Trânsito e Transportes (STT) e SAMU-192.

Unidades reforçam a segurança da população -