Catedral celebra 253 anos da cidade

Iwwa Agência
Publicado 28/09/2011 12:09:53

Durante a Celebração em Ação de Graças pelos 253 anos de emancipação política de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano apresentou à população a bandeira do Município benzida pelo Papa Bento XVI, em Roma, no mês de agosto. A cerimônia religiosa foi realizada na noite de terça-feira (27/09), na Catedral São Thomaz de Cantuária, na praça Desembargador Montenegro, no centro da cidade.

Para o prefeito, este é um momento de festa, alegria e também de agradecer pelas inúmeras conquistas alcançadas pelo Município nos últimos setes anos. “A população de Camaçari vive hoje uma nova realidade sociocultural”, disse o gestor, ao afirmar que pretende ainda contribuir muito para o desenvolvimento da cidade.

Emocionado, o secretário da Administração, Ademar Delgado, falou sobre a transformação de vida da população de Camaçari, “que hoje conta com melhores condições de vida, mais educação, saúde, lazer e cultura”.

Fiéis de vários cantos do Município prestigiaram a Celebração, realizada pela primeira vez no Município na condição de Diocese. A cerimônia religiosa contou com a presença do bispo Dom João Carlos Petrini, que fez a homilia (preleção), e do vigário geral, Padre Osmar Júnior, que presidiu a celebração.

Este ano, a Diocese optou por fazer o Te Deum – um canto de agradecimento – ao invés de uma missa, como aconteceu em anos anteriores. Todos os hinos foram cantados pelo Coral Diocesano, que deu um brilho especial ao evento.

Durante a explanação, Dom Petrini se referiu a Camaçari como uma terra abençoada, de oportunidades e de esperança. “Aqui, a arquitetura divina e a arquitetura humana se entrelaçam”, definiu o bispo.

A celebração marcou ainda o início dos festejos em homenagem ao padroeiro da Cidade, São Thomaz de Cantuária, comemorado no dia 7 de janeiro. Na ocasião, um livro de ouro, feito para levantar fundos para a realização da festa, foi assinado pelo prefeito Luiz Caetano, pelo bispo da Diocese, Dom João Carlos Petrini, o vigário geral, Osmar Júnior, e pela primeira dama do Município, a deputada estadual Luiza Maia.

A celebração em Ação de Graças pelos 253 anos de Camaçari, encerrada com o Hino do Município, foi acompanhada pelos secretários da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, de Governo, Francisco Franco, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio (PT do B) e vereador Dilson Magalhães (PSC). O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari,  tenente-coronel Demósthenes Luiz Pereira, também marcou presença na cerimônia.

Slideshow | 4 fotos

Catedral celebra 253 anos da cidade

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.