Desde o dia 27 de setembro de 2018 as crianças de Camaçari têm uma unidade de saúde específica para o cuidado com a saúde. É o Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC), que reúne num só local uma Policlínica Pediátrica e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica.
Primeiro centro com esse formato no país, o CASC já realizou cerca de 200 mil atendimentos nesses cinco anos. Só na UPA Pediátrica foram 176 mil. Uma média de 34 mil por ano. E na Policlínica Pediátrica, foram 26 mil crianças atendidas no período. Uma média de 5.200 por ano.
O secretário da Saúde, Elias Natan, comemora os resultados do CASC na oferta do serviço pediátrico à população. “Desde quando pensamos na implantação do CASC eu já sabia que ele transformaria o atendimento na saúde pública para criança em nossa cidade. Não é à toa que outras cidades têm se espelhado na nossa experiência para implantar unidades semelhantes. Hoje, nossas crianças têm um local específico só para elas, tanto no atendimento ambulatorial quanto de urgência e emergência. Parabenizo toda a equipe do CASC pelo empenho e dedicação às nossas crianças”.
Para o prefeito Elinaldo, a criação do centro foi mais uma vitória da população camaçariense. “Qual o pai ou a mãe que não gostaria de ter um local específico para seus filhos serem atendidos? Um local onde tudo é pensado para oferecer o melhor para as crianças? Há cinco anos esse local existe em Camaçari e tem cumprido com sua missão. Muito me alegra em ter inaugurado o CASC ao lado do secretário Elias Natan”.
Entre as especialidades pediátricas disponíveis no CASC, estão alergologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, nefrologia, otorrinolaringologia, pneumologia, ortopedia, além de psicologia e nutricionista infantis.
No atendimento de urgência e emergência, as crianças encontram na UPA Pediátrica cerca de 100 servidores que trabalham em regime de escala, sempre com três médicos pediatras plantonistas, onde são disponibilizados exames, como raio-x, de laboratório 24h e ECG. A estrutura da unidade conta com salas de gesso, medicamento, nebulização e sutura, cinco leitos de observação, um leito de isolamento e um leito de reanimação.



