Casa de Semiliberdade é implantada em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 15/05/2009 11:05:12

Os jovens de Camaçari que estão em cumprimento de medidas sócio-educativas ganharam nesta sexta-feira (15/05), a Casa de Semiliberdade Volta por Cima. O local vai acrescer aos serviços já oferecidos pelo Município na área da assistência social.

O projeto da Casa de Semiliberdade foi desenvolvido pela União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (Uoscc) e conta com o apoio da Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado a Secretaria estadual do Desenvolvimento Social.

Após a cerimônia de inauguração, a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari (Sedes), Jailce Andrade, acompanhou o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) Valmir Assunção, e o diretor da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Walmir Mota, para uma visita ao Centro Social Urbano (CSU), onde está prevista uma readequação e reforma.

A proposta é de que o CSU passe por um ampla reforma, oferecendo mais uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e uma extensão do Banco de Alimentos, que atualmente funciona no antigo Camelódromo. As intervenções devem acontecer através de parceria entre Município e Estado.

“A implantação das estruturas, junto com a instalação dos quatro CRAS e dos CRES (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), vai ampliar ainda mais a assistência social de Camaçari. A Casa de Semiliberdade permite que os jovens fiquem mais próximos das famílias e isso facilita o processo de reintegração social”, disse Jailce Andrade, que ainda informou que a inauguração de outros quatro CRAS, acontece neste ano.

A secretária também convidou os presentes para as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto Juvenil, na próxima segunda-feira (18/05), e para Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg), entre os dias 28 e 30 deste mês.

Também participaram da cerimônia, o presidente da Uoscc, Antônio Costa, a coordenadora geral do Projeto Volta por Cima, Ana Selma Bigi, além de lideranças municipais.

CASE
Durante a cerimônia, o secretário estadual Valmir Assunção, anunciou que Camaçari também vai ganhar um Centro de Atendimento Sócio-educativo (Case). O local, destinado exclusivamente às medidas de internação, beneficia 90 adolescentes com acompanhamento educacional, atividades esportivas e cursos profissionalizantes.

A Case será construída com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em parceria com os governos estadual e municipal.

A Sedes aguarda conclusão do processo licitatório para iniciar as obras. A unidade irá funcionar na Ba-093, perto da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

“Camaçari, quando implanta projetos educacionais e constrói escolas com alto padrão de qualidade, também cumpre seu papel social na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, acrescentou Valmir Assunção.

CASA DE SEMILIBERDADE
A Casa vai atender 20 jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos, que cumprem medida sócio-educativa. O encaminhamento ao local é feito pelo Juizado da Vara da Infância e da Juventude, que determina o prazo para permanência do jovem no local. O período varia de seis meses a três anos.

Vão ser oferecidas oficinas de arte-educação, curso de informática, apoio psicológico, atividades esportivas e de lazer, além de encaminhamento para cursos profissionalizantes, atendimento médico e odontológico. A entidade vai funcionar na avenida Concêntrica, 514, bairro Camaçari de Dentro, próxima a clínica Santa Helena.

“O projeto Volta por Cima tem a grande missão de reintegrar os jovens à sociedade. O interessante é que o Município foi quem provocou a Fundac para realização da obra”, disse o diretor da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Walmir Mota.

Foto: Carol Garcia

Inauguração teve a presença do secretário Walmir Assunção -

Mais Notícias

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" chega à nova etapa

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.