Casa de Semiliberdade é implantada em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 15/05/2009 11:05:12

Os jovens de Camaçari que estão em cumprimento de medidas sócio-educativas ganharam nesta sexta-feira (15/05), a Casa de Semiliberdade Volta por Cima. O local vai acrescer aos serviços já oferecidos pelo Município na área da assistência social.

O projeto da Casa de Semiliberdade foi desenvolvido pela União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (Uoscc) e conta com o apoio da Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado a Secretaria estadual do Desenvolvimento Social.

Após a cerimônia de inauguração, a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari (Sedes), Jailce Andrade, acompanhou o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) Valmir Assunção, e o diretor da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Walmir Mota, para uma visita ao Centro Social Urbano (CSU), onde está prevista uma readequação e reforma.

A proposta é de que o CSU passe por um ampla reforma, oferecendo mais uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e uma extensão do Banco de Alimentos, que atualmente funciona no antigo Camelódromo. As intervenções devem acontecer através de parceria entre Município e Estado.

“A implantação das estruturas, junto com a instalação dos quatro CRAS e dos CRES (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), vai ampliar ainda mais a assistência social de Camaçari. A Casa de Semiliberdade permite que os jovens fiquem mais próximos das famílias e isso facilita o processo de reintegração social”, disse Jailce Andrade, que ainda informou que a inauguração de outros quatro CRAS, acontece neste ano.

A secretária também convidou os presentes para as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto Juvenil, na próxima segunda-feira (18/05), e para Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg), entre os dias 28 e 30 deste mês.

Também participaram da cerimônia, o presidente da Uoscc, Antônio Costa, a coordenadora geral do Projeto Volta por Cima, Ana Selma Bigi, além de lideranças municipais.

CASE
Durante a cerimônia, o secretário estadual Valmir Assunção, anunciou que Camaçari também vai ganhar um Centro de Atendimento Sócio-educativo (Case). O local, destinado exclusivamente às medidas de internação, beneficia 90 adolescentes com acompanhamento educacional, atividades esportivas e cursos profissionalizantes.

A Case será construída com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em parceria com os governos estadual e municipal.

A Sedes aguarda conclusão do processo licitatório para iniciar as obras. A unidade irá funcionar na Ba-093, perto da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

“Camaçari, quando implanta projetos educacionais e constrói escolas com alto padrão de qualidade, também cumpre seu papel social na garantia dos direitos da criança e do adolescente”, acrescentou Valmir Assunção.

CASA DE SEMILIBERDADE
A Casa vai atender 20 jovens do sexo masculino, entre 12 e 21 anos, que cumprem medida sócio-educativa. O encaminhamento ao local é feito pelo Juizado da Vara da Infância e da Juventude, que determina o prazo para permanência do jovem no local. O período varia de seis meses a três anos.

Vão ser oferecidas oficinas de arte-educação, curso de informática, apoio psicológico, atividades esportivas e de lazer, além de encaminhamento para cursos profissionalizantes, atendimento médico e odontológico. A entidade vai funcionar na avenida Concêntrica, 514, bairro Camaçari de Dentro, próxima a clínica Santa Helena.

“O projeto Volta por Cima tem a grande missão de reintegrar os jovens à sociedade. O interessante é que o Município foi quem provocou a Fundac para realização da obra”, disse o diretor da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Walmir Mota.

Foto: Carol Garcia

Inauguração teve a presença do secretário Walmir Assunção -

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us