Casa de farinha do local será reinaugurada domingo (26)

Iwwa Agência
Publicado 24/03/2017 01:03:54

A comunidade do Quilombo da Cordoaria está em festa. É que no domingo (26/03), às 10h, acontece a reinauguração da casa de farinha do local, que estava desativada há mais de dez anos. Com a retomada das atividades dessa importante fonte de renda para a comunidade, a expectativa de produção é de cinco toneladas por mês.

A iniciativa é parte do Projeto Multicultivo Quilombolas de Cordoaria, contemplado pelo Edital de Apoio a Empreendimentos de Matriz Africana, da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O projeto será executado pelo Centro de Atividades Sócio Educativo Capoeira Engenho. Para tanto, foram disponibilizados R$ 121 mil em recursos.

Cordoaria é uma comunidade remanescente de quilombo, localizada a 16 quilômetros de Camaçari, no distrito de Vila de Abrantes. Com aproximadamente 260 anos de fundado, o quilombo foi reconhecido em 2005 pela Fundação Cultural Palmares. Anos atrás, a localidade mantinha um pequeno fabrico de cordas de sisal, que deu nome posteriormente à comunidade. 

Atualmente, a comunidade de Cordoaria vive basicamente da agricultura familiar e da comercialização dos produtos beneficiados por meio do cultivo da mandioca – farinha, beiju, carimã, goma, tapioca, entre outros produtos tradicionais.

Foto: Divulgação

Cordoaria é uma comunidade remanescente de quilombo, localizada no distrito de Vila de Abrantes -

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.