A alegria tomou conta de centenas de crianças e adolescentes de Camaçari, nesta segunda-feira (06/04), com o início das atividades da Casa da Criança. O espaço atende 690 jovens com idade entre sete e 17 anos, nos diversos cursos oferecidos pela instituição.
Para se inscrever na Casa da Criança é preciso morar no Município, está matriculado nas redes oficiais de ensino, ser menor de 18 anos e maior de seis anos. A casa também recebe crianças vindas do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
A instituição disponibiliza aulas de balé, bateria, canto e coral, carpintaria, serigrafia, dança contemporânea, percussão, inglês, espanhol e violão. Um dos principais objetivos é formar cidadãos. Incluir essas crianças e adolescentes na sociedade é a missão da Casa da Criança, diz o gerente responsável pela instituição, Hilton Alves.
A Casa da Criança está reestruturando o curso profissionalizante de corte e costura e será direcionado às mães dos alunos. O objetivo é trabalhar o crescimento humano não só dos alunos, como dos seus familiares também, garante o gerente.
O espaço, este ano, vai contar com um acompanhamento psicológico para os pais dos alunos, com reuniões duas vezes ao mês com a psicóloga Flávia Santos. A Casa da Criança conta, ainda, com professores de música, de inglês, de espanhol, balé e dança contemporânea.
A aluna de balé, Naiara Borges, diz que não via a hora de chegar o início das aulas. A mesma opinião tem Munique dos Santos, estudante de dança contemporânea, Tudo na Casa da Criança é bom, graças a Deus as aulas estão de volta, fala entusiasmada.
Os jovens ainda participam de projetos como ProJovem, Adolescente Aprendiz e Pronasci. Outros se destacam na vida artística. O caso mais conhecido é o de Denny, vocalista da Timbalada, que foi aluno da Casa da Criança por quase dez anos.