A Casa da Criança e do Adolescente completa neste sábado, 20 anos com uma série de atividades. A comemoração tem início às 14h, com a abertura do curso de grafitagem, as oficinas e a apresentação de grupos de alunos dos cursos de capoeira e percussão.
O projeto, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem o objetivo de oferecer um espaço para atividades e esporte voltados para os jovens.
Ainda em comemoração a data, acontece no próximo dia 31, uma apresentação de balé, dança e coral no Teatro da Cidade do Saber (TCS), a partir das 18h30.
A Casa da Criança atende 710 jovens entre sete e 17 anos, moradores do Município, que participam de aulas de espanhol, percussão, coral, dança contemporânea, balé, capoeira, inglês, informática, carpintaria e serigrafia. Os encontros acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para Franciele Sarmento, 10 anos, a Casa da Criança é um sonho. A garota, moradora do bairro Ficam 2, está no programa há um ano e participa das oficinas de canto e coral e inglês. Aqui me sinto bem acolhida pelos profissionais e amigos.
De acordo com o coordenador da unidade, José Hilton Alves, agora, os pais dos adolescentes também são beneficiados. Eles participam de oficinas de corte e costura, serigrafia e informática. A intenção da Sedes é incluir a família no projeto.
Graças ao trabalho realizado no local, foram descobertos artistas do cenário musical baiano. O vocalista da banda Timbalada, Denny, e o ex-vocalista do grupo É O Tchan, Renatinho, participaram, quando crianças, de atividades da Casa da Criança.
A Casa da Criança e do Adolescente é mais uma ferramenta de inclusão da população e atende a proposta social de fortalecer a rede de proteção à criança e o adolescente de Camaçari, oferecendo acesso gratuito às iniciativas de arte, educação e esporte.
O equipamento funciona na Rua do Telégrafo, s/n, bairro da Bomba.