O espírito natalino vai tomar conta do Caps de Buris de Abrantes, na orla de Camaçari. A confraternização, voltada para os pacientes com transtornos mentais atendidos pela instituição, familiares e funcionários, será nesta quarta-feira (16/12).
Na parte da manhã, a programação conta com apresentação do coral das pessoas acolhidas pelo Caps, seguida de mensagens feitas pelos pacientes e técnicos, finalizando com almoço. A partir das 14h, será realizado entretenimento com Papai Noel e atendidos, coordenado pelos técnicos Iramaia Duarte e Marlene Ribeiro.
A unidade atende hoje cerca de 450 pacientes com mais de 16 anos. O atendimento é feito das 8h às 17h por uma equipe composta por terapeuta ocupacional, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, artista plástica, farmacêutica, homeopata, médico clínico, musicoterapeuta, enfermeiras e terapeuta corporal.
Para a psiquiatra e coordenadora mental Célia Baqueiro, o Caps é um modelo que substitui os hospitais psiquiátricos. Os pacientes passam o dia no centro e voltam para casa no final da tarde.
Segundo ela, a instituição faz um trabalho integral, oferecendo acompanhamento médico, psicológico, odontológico, nutricional, além de promover a inclusão social na família e na comunidade.