Capacitação para mulheres

Iwwa Agência
Publicado 18/07/2012 05:07:16

Camaçari é um Município em constante desenvolvimento e ascensão econômica. Prova disso, é a instalação de várias empresas e fábricas dos mais diversos setores de produção no Município. 

Para dar vez à mão de obra local, a Prefeitura oferece capacitações no sentido de preparar e formar novos profissionais, criando possibilidades de inserção dos moradores no mercado de trabalho, que a cada se torna mais competitivo e  requer profissionais capacitados.

Por se tratar de uma gestão democrática e igualitária, a administração municipal criou e implantou programas que favorecem o atendimento da demanda de mulheres, comumente discriminadas no âmbito profissional, estimulando nelas a busca pela independência financeira e a visão empreendedora.

Através da Semu (Secretaria Municipal da Mulher), moradoras da sede e orla de Camaçari tiveram a oportunidade de participar do programa municipal Mulher Cidadã. De 2008 a 2011, 1.612 mulheres foram certificadas nos cursos de estética e massoterapia, manicure e pedicure, cabeleireiro, artesanato, corte e costura, panificação e culinária, além de confecção de bijuterias. 

Já o Curso de Padronização e Qualificação das Baianas de Acarajé, outra ação municipal desenvolvida pela Semu, foi responsável pela formação de 360 mulheres.

Atualmente, a Secretaria mantém o Pintando e Bordando, projeto que contempla com diversos cursos 30 mulheres vítimas de violência domésticas e assistidas pelo Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires.

O programa Federal Próximo Passo, ofertado em Camaçari pela Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social), capacitou 1.280 mulheres através de cursos ministrados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), todos voltados para a área da construção civil, a exemplo de pintura, elétrica predial, pedreiro, azulejista, montagem de andaime e de ferragens, encanador, dentre outros. 

A participação das mulheres no programa representou 80% das 1.600 vagas oferecidas aos beneficiários do Bolsa Família. Graças às capacitações e cursos profissionalizantes oferecidos pela administração municipal, a vida de várias mulheres de Camaçari foi transformada para melhor, acumulando inúmeras vitórias, como a quebra do preconceito e a conquista de novos espaços no mercado de trabalho.

No caso da moradora de Areias, Patrícia Souza, 26 anos, o ingresso no curso de cabeleireiro do programa Mulher Cidadã, serviu para conquistar autonomia profissional, além de contribuir para a melhoria da vida financeira familiar.

Mãe de dois filhos pequenos, ela trabalha em um dos cômodos da casa onde mora com a família e aos poucos tem conquistado clientela. “Minha minha vida mudou para melhor. O curso me possibilitou ter uma profissão e com isso contribuiu para aumentar a minha autoestima e confiança”, revelou Patrícia Souza, ao contar, que “em breve pretendo montar meu salão de beleza.

Para Aurelina Montenegro, 40 anos, o programa também foi bastante positivo. Após realizar as capacitações do Próximo Passo, nos cursos de azulejista, pedreiro e eletricista predial, a moradora da Gleba A trabalhou na construção de diversos empreendimentos imobiliários no Município.

Atualmente, ela trabalha na construção dos condomínios Residencial Caminho do Mar 1, 2 e 3, em meio a 300 homens. A ex-auxiliar administrativo afirma estar satisfeita com a nova experiência, “responsável por uma mudança radical em minha vida”.

Apesar de a construção civil ser caracterizada como uma área predominantemente masculina, Aurelina garante ter driblado o preconceito. “Enfrentei a discriminação com a minha capacidade profissional e graças à qualidade dos cursos. Sou muito grata à Prefeitura pela oportunidade”, declarou.

Aurelita, que mora com a mãe e dois filhos, revelou que a transição no ramo profissional possibilitou maior rentabilidade financeira. “Agora posso ajudar com as despesas da família”, completou.

Como as capacitações têm garantido retornos positivos para o desenvolvimento da população e do Município, a Prefeitura continua empenhada em qualificar os moradores. Prova disto, é a disponibilidade de milhares de vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), cursos profissionalizantes coordenados pela Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão).

Ao todo, são 38 opções de cursos que variam desde a alfabetização, português e matemática, até instrumentista industrial, programador de web e auxiliar de operações logísticas. As capacitações do Pronatec são oferecidas através do IFBaiano (Instituto Federal Baiano) e o IFBA (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia). Em junho deste ano, o Município formou a primeira turma do programa com 200 pessoas.

 

Slideshow | 4 fotos

Capacitação para mulheres

Mais Notícias

Horto Florestal Linaldo da Silva reabre para visitação nesta sexta (3/12)

Horto Florestal Linaldo da Silva reabre para visitação nesta sexta ...

Secult reabre projeto Kit Cultura Popular

Secult reabre projeto Kit Cultura Popular

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.