Capacitação beneficia docentes

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2013 02:05:43

Teve início, na manhã desta terça-feira (14/05), o projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino. A iniciativa é desenvolvida através da parceria entre o IEE (Instituto Esporte e Educação), a Prefeitura de Camaçari e a empresa Monsanto do Brasil. No total, 50 professores de Educação Física da rede municipal serão contemplados com a ação.

O projeto visa contribuir para a formação teórica e prática em esporte educacional, por meio de instrumentos pedagógicos e de gestão. Com carga 100 horas/aulas, a capacitação é dividida em cinco módulos bimestrais, ministrados em etapas distintas com dois dias cada.

O curso contou com uma grande participação dos educadores e de acordo com o técnico pedagógico da Cofaa (Coordenação de Formação, Acompanhamento e Avaliação) da Seduc (Secretaria Municipal da Educação), Valdir Domingues, os professores de Educação Física têm muito interesse no esporte, enquanto área de educação, “principalmente quando recebem o incentivo da Prefeitura”, observou.

Segundo a subcoordenadora pedagógica do IEE e responsável pela capacitação, Cibelle Borges, entre os assuntos abordados durante a formação estão o cenário da educação no Brasil, dimensões sociais do esporte, princípios do esporte educacional e o professor enquanto agente transversal, dentre outros.  

Ainda segundo Cibelle Borges, os professores recebem material didático para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos e ainda contam com acompanhamento virtual à distância dos profissionais do IEE, através do site do instituto e da rede social Facebook. 

O professor de educação física da Escola Municipal Luís Rogério, Rogério Pimenta, tem boas expectativas sobre o curso, por conhecer a credibilidade do instituto. Ele participou do Esporte na Escola, projeto contemplado com um prêmio extra da promoção do Avião do Faustão, e foi o coordenador selecionado do núcleo de Camaçari para receber formação em São Paulo. “Este curso é de grande valia para os professores, pois a área de Educação Física é escassa de projetos desta magnitude”, avaliou.  

Na avaliação da professora das escolas Angiolina e Paulo Freire, Adriana Sena, o projeto é importante e motivador para os profissionais. “Nós temos que buscar sempre o conhecimento e a troca de experiências”, destacou.

A capacitação é ministrada na Cidade do Saber. Na quinta-feira (15/05), segundo dia de formação, o curso prossegue no auditório 1 da Cidade do Saber, no turno matutino. À tarde, os professores participam de uma aula prática no ginásio de esportes do Colégio Municipal São Tomaz do Cantuária, no centro da cidade.  

Os próximos encontros estão agendados para os dias 18 e 19 de junho, 23 e 24 de julho, 25 e 26 de setembro e 6 e 7 de novembro. No intervalo dos encontros, os professores realizarão atividades relacionadas aos módulos. 

Através da parceria, compete ao IEE ceder os profissionais responsáveis por ministrar a capacitação, enquanto a Prefeitura disponibiliza a estrutura física e os materiais necessários à realização do curso e a empresa Monsanto do Brasil patrocina a ação financeiramente.

 

Slideshow | 5 fotos

Capacitação beneficia docentes

Mais Notícias

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us