O projeto Prata da Casa iniciou nesta segunda-feira (07/10) o curso Licitação Sustentável, cujo objetivo é sensibilizar os servidores municipais sobre a importância do consumo consciente dos bens públicos e prepará-los para implantação do eixo Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos, proposta do programa do governo federal A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) prevista para ser implantada este mês.
O curso contempla 50 servidores do CAD (Coordenadoria Administrativa) e do Nuad (Núcleo de Apoio Administrativo), além de outros setores da administração pública que trabalham diretamente com compras.
Segundo a responsável pela capacitação, a coordenadora jurídica da Prefeitura, Rosana Buffone, o curso estimula o servidor a desenvolver o bom senso para agregar ao trabalho um ambiente mais sustentável.
Na oportunidade, a secretária da Administração, Lezineide Andrade, destacou a importância do projeto para o Município. “Todas as ações do A3P são voltadas para melhorar a utilização dos serviços públicos, iniciativa que irá refletir na comunidade”, afirmou.
A secretária destacou ainda que a proposta da administração pública é implantar os outros cinco eixos temáticos que integram o programa, Sensibilização, Capacitação dos Servidores, Licitação Sustentável e Gestão Adequada dos Resíduos Sólidos.
A capacitação também incentiva os servidores municipais a repensarem sobre a responsabilidade de galgar meios de economizar os recursos públicos e naturais através da mudança das práticas do consumo no ambiente de trabalho.
A gerente da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), Aline Amaral, garantiu que intensificará as ações de reutilização e reciclagem no ambiente de trabalho e solicitará ainda a contribuição dos colegas para manter o senso ambiental.
Com 21 horas/aula, o curso aborda assuntos relacionados à sustentabilidade, logística, aquisição de suprimentos, além de licitações sustentáveis na gestão pública. As aulas serão ministradas ainda nos dia 09 e 10 de outubro.