Candidatos fazem revisão na reta final

Iwwa Agência
Publicado 15/01/2014 06:01:01

As provas do concurso público de Camaçari estão se aproximando. No próximo domingo (19/01), 45.252 pessoas farão as avaliações. E agora? Correr para estudar tudo que não deu tempo? Essa não é a saída mais indicada por quem entende de processo seletivo. Para professores e concurseiros com experiência, é hora de revisão.

“Eu estou estudando muito, revisando bastante, pego provas que já baixei na internet e treino, mas no sábado (18/01) eu vou descansar e conhecer a escola que farei a prova”, conta a candidata Altemira Ribeiro, de 48 anos. Ela frequenta dois turnos do curso preparatório e estuda, em média, quatro horas por dia, há mais de dois meses.

“O meu objetivo é estar entre os aprovados. Mas eu tenho mais de 30 anos sem estudar e a dificuldade é o número de candidatos”, conta Altemira Ribeiro. No quarto concurso, ela disputa uma das nove vagas disponíveis para o cargo de auxiliar de educação infantil da sede do Município, que integra o quadro de 462 vagas disponíveis no edital do concurso de nº 01/2014. 

A técnica de enfermagem Rosângela Moreira também segue uma rotina de estudos, como a dona de casa Altemira Ribeiro. Ela quer uma das quatro vagas disponibilizadas no concurso. “Estou tranqüila, além do curso, estudo uma hora e meia em casa, mas esta semana só estou revisando.

REVISÃO

“Não dá mais para estudar conteúdo novo. Só revisão agora e é muito importante reler todo o edital para eliminar qualquer dúvida ou comportamento que possa impedir o candidato de fazer a prova”, adverte o professor de um curso preparatório para concurso, Sandro Augusto Vieira.

“O conteúdo que vai aprovar é o conhecimento específico e o que vai reprovar, na minha opinião, é o de informática, porque são apenas cinco questões e muita gente erra nessa parte.” avalia Sandro Augusto Vieira, que também é coordenador de cursos técnicos.  “A dica é aproveitar todo o tempo dado pela organização da prova para revisar antes de responder no gabarito”.

O professor de raciocínio lógico Joedson Leite lembra que a leitura do enunciado é sempre muito importante.  “Porque pode haver pegadinha e o candidato perde pontos com isso. É sempre bom reler o que a questão pede”, avisa.

ALIMENTAÇÃO

A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Sesau (Secretaria da Saúde), Gabriela Mendes, lembra que para um bom rendimento, além dos estudos é preciso descanso e uma boa alimentação. Como alguns candidatos farão as avaliações nos dois turnos, ela dá dicas do que deve ser consumido neste dia.

“Desde o dia anterior é preciso estar atento à alimentação, então, quem vem de fora, evite acarajé, alimentos muito calóricos, feitos à base de creme de leite e também deve evitar o consumo de álcool”, indica. “De manhã, é preciso tomar um café com cereais, frutas e leite, mas não pode exagerar nesses alimentos muito protéicos, como leite e iogurte, por exemplo, que podem tornar a pessoa sonolenta”.

“No almoço, evitar feijoadas, rabadas e sarapatel. Apenas grelhados e saladas para que o candidato que vai fazer prova nos dois turnos não fique com sono após o almoço”. Para levar para a prova, a nutricionista indica barra de cereal, água, água de coco e chocolate “meio amargo ou com até 70% cacau para diminuir a ansiedade”.

Slideshow | 4 fotos

Candidatos fazem revisão na reta final

Mais Notícias

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

USF do Jardim Limoeiro II atua no combate à dengue

USF do Jardim Limoeiro II atua no combate à dengue

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.