O Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) mudou a vida de milhares de pessoas com câncer, graças ao bom atendimento e aos serviços de qualidade. Com foco na saúde do homem e nas doenças da próstata, uma vez que os homens tendem a ser mais negligentes com a saúde do que as mulheres, o Centro desenvolve diversos trabalhos de educação em saúde, como palestras e peças teatrais, que abordam temas de forma descontraída e prazerosa.
Com 300 usúarios cadastrados, a especialidade de urologia tem buscado conscientizar a população sobre os fatores de risco e as formas de detecção do câncer, dando ênfase à desmitificação dos exames da próstata. As palestras são execelentes para tirar dúvidas. O cotidiano das famílias e os exames de rotina são assuntos abordados nas peças de teatro.
Para o especialista em urologista do Ceonc, Marco Antonio Ribeiro, as palestras servem para quebrar o mito sobre o exame preventivo do câncer da próstata e refletir sobre a sua necessidade. É responsabilidade nossa, operadores da saúde, desmistificar a realização do exame preventivo, que por envolver o toque retal, sofre discriminação da população masculina. E acrescenta, É inadmissível que o homem moderno se comporte de forma tão preconceituosa.
De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, a iniciativa visa despertar o interesse das pessoas para a detecção precoce da doença. O câncer é a segunda causa de morte no Brasil (só perdendo para mortes por causas externas) e o de próstata é o segundo que mais acomete os pacientes cadastrados no Ceonc, afirma a coordenadora.
CEONC
O Centro de Oncologia de Camçari é destinado ao tratamento de pessoas com câncer. A unidade possui médicos nas áreas de mastologia, ginecologia e urologia voltados para o câncer. Além disso, oferece serviços como de enfermagem, musicoterapia, assistente social, educação em saúde e nutricionista.
Em um ano de funcionamento, a unidade cadastrou cerca de 600 pacientes com câncer de mama, 300 com problemas da próstata e 200 de ginecologia.