Câncer de boca é tema de campanha

Iwwa Agência
Publicado 26/10/2010 03:10:11

Na manhã desta terça-feira (26/10), as unidades de saúde de Camaçari realizaram diversas palestras e oficinas sobre a importância da higiene bucal e do auto-exame.

As ações fazem parte do Dia D de Combate ao Câncer de Boca, promovido pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (Sesau).

Na Unidade de Saúde da Família (USF) da Piaçaveira, o Dia D teve início com uma palestra da cirurgiã-dentista Adna Barros. O objetivo da iniciativa é combater a incidência do câncer de boca no Município, através de ações preventivas e conscientização da comunidade.

De acordo com a dentista, as pesquisas científicas revelam que os grupos mais acometidos pela doença são os de pessoas acima de 40 anos, fumantes, consumidores de álcool e usuários de próteses dentárias, especialmente os homens, que ainda representam os maiores consumidores de cigarro.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2010 indicam que o câncer de boca é o quinto tipo mais comum da doença no Nordeste entre os homens e o sétimo entre as mulheres. Adna Barros esclarece que a diferença se deve ao tabagismo.

Em continuidade as ações de prevenção, o próximo passo é direcionar as pessoas ao consultório odontológico para realizar o exame clínico bucal. Os pacientes que apresentarem lesões bucais serão encaminhados para tratamento nos Centros de Referência do Estado.

Para o representante da Coordenação de Saúde Bucal do Município, Tiago Novaes, o diagnóstico precoce só é possível se houver uma interação maior entre o dentista e a comunidade, associado à prática de higiene bucal.

Foto: Nelinho Oliveira

Palestra sobre o câncer de boca alertou usuários -

Mais Notícias

Defesa Civil faz visita técnica para implantar sistemas de alerta no entorno das barragens da RMS

Defesa Civil faz visita técnica para implantar sistemas de alerta n...

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco de Notas

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us