Com o objetivo de imunizar cães e gatos da sede e orla do Município e evitar a ocorrência de casos de raiva animal, agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) intensificaram a vacinação preventiva contra a raiva animal. Até quarta-feira (03/08), o mutirão acontece no bairro Santa Maria e na quinta-feira (04/08), em Parafuso.
A vacinação nos domicílios é realizada de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. Nas sextas-feiras as doses são aplicadas nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) da sede e da orla, também das 8h às 16h.
Para vacinar nas unidades de saúde, os donos devem apresentar documento pessoal de identidade e o cartão de vacina do animal. Caso não tenha, será emitido um documento na mesma hora.
De acordo com o CCZ, os animais que nunca foram vacinados contra a raiva devem tomar a dose de reforço 30 dias após a primeira, a medida visa garantir a imunização pelo período de um ano. Devem ser imunizados os animais, a partir de três meses, que não tenham recebido nenhum tipo de vacina e os que têm mais de seis meses e já tenham sido vacinados contra outras doenças.
DOENÇA
A raiva é uma doença que afeta a saúde de animais mamíferos e não tem cura. Os cães e gatos afetados com a doença apresentam alterações de comportamento, agitação e anorexia. Em poucos dias os sintomas aumentam e o animal infectado fica agressivo, atacando até o próprio dono. Os diagnósticos mais comuns são hidrofobia, falta de coordenação motora, paralisia dos músculos, dificuldade de se alimentar, de salivação e deglutição. A doença evolui rapidamente e leva o animal à morte em até 11 dias.
Prefeitura vacina animais contra raiva -