Campanha segue até dezembro

Iwwa Agência
Publicado 27/11/2013 04:11:16

A campanha Novembro Azul, que sensibiliza os homens sobre a importância da realização de exames regulares, para prevenção do câncer de próstata, foi prorrogada no Município até dia 20. A iniciativa conta com a oferta de atendimento especializado no Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari).

Nesta quarta-feira (27/11), Centro realizou diversas atividades com intuito de chamar a atenção para a necessidade da realização do exame da próstata. Na oportunidade, o urologista da rede municipal, Ronaldo Barros, ministrou uma palestra sobre a saúde do homem. “A ideia é fomentar a prevenção da doença que é o segundo tipo de câncer que mais acomete a população masculina”, disse o médico, ao lembrar que o exame de próstata é oferecido regularmente na rede municipal.

O aposentado Antonio Genesio Pereira, de 61 anos, faz acompanhamento anual com o urologista, desde os 50 anos, e considera a iniciativa importante. “É uma oportunidade dos homens se consultarem com o médico especialista”, disse o morador do bairro Gleba E.  

De acordo com a coordenadora do Ceonc, Ivanildes Batista, para incentivar ainda mais o cuidado com a saúde, as unidades de saúde do Município irão direcionar os homens, acima dos 40 anos, para consulta com urologista no Ceonc. O Centro irá manter uma agenda aberta com a especialidade sem a necessidade de passar pela triagem.  

A campanha Novembro Azul também foi um incentivo para o aposentado José Luiz Vieira, de 60 anos, realizar o exame preventivo. Morador da localidade de Catu de Abrantes, ele nunca tinha realizado o exame de próstata. “Fiz questão de vir agora para verificar se está tudo bem com a saúde”, disse.

Além da palestra, a programação alusiva à campanha incluiu apresentação do grupo de capoeira da Cidade do Saber e exibição de um vídeo documentário sobre câncer de próstata. Para intensificar o atendimento, foram destacados oito urologistas da rede e uma equipe de laboratório, que coleta sangue para a realização do exame de PSA, que detecta sinais da doença.

O centro está localizado na rua Delegado Clayton Leão, nº 178, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h. 

Slideshow | 7 fotos

Campanha segue até dezembro

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.