De 26 a 30 de outubro, Camaçari realiza a Semana da Mancha. A iniciativa, realizada pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), tem como objetivo identificar precocemente a hanseníase e reforçar para população que o tratamento é oferecido gratuitamente nas unidades de Saúde da família e Básicas de Saúde.
As ações têm início segunda-feira (26/10), com um apitaço, no semáforo do Centro Administrativo, a partir das 7h30. O ato contará com a participação do Grupo de Trabalho para o Controle da Tuberculose e Hanseníase, composto por representantes da Sesau e da sociedade civil organizada.
Ainda estão previstas atividades como roda de conversa e busca ativa nas residências para detecção de casos, além da intensificação dos atendimentos às pessoas que buscarem as unidades de saúde e apresentem manchas ou caroços aparentes.
Como no proximo dia 30 não haverá expediente nas unidades de Saúde da Família e Básicas de Saúde, em função da transferência do feriado do Funcionário Público, e no dia 02 de novembro é feriado de Finados, as ações em Camaçari irão se estender até o dia 03 de novembro.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, provocando inflamação, manchas na pele e alteração da sensibilidade. A doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. O tratamento e a distribuição de remédios são gratuitos e feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Campanha terá apitaço no semáforo do Centro Administrativo -