Os homens de Camaçari compareceram ao Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), neste sábado (20/08), para participar das atividades de prevenção e de detecção precoce do câncer de próstata.
Foram realizadas 40 consultas com urologista, 125 exames do PSA (que diagnostica alguns tipos de câncer), além de palestras sobre temas relacionados à saúde do homem. Para atender a demanda, cerca de 30 funcionários foram convocados para as atividades.
O prefeito Caetano, que passou no Centro para cumprimentar os pacientes e a equipe médica, aproveitou para chamar a atenção da população para que busque sempre a prevenção, ao invés de esperar a doença aparecer para tratá-la. O prefeito ainda solicitou ao secretário da Saúde, Camilo Pinto, que providencie cirurgias para os homens que apresentarem alterações benignas na próstata e que agilize um mutirão de cirurgia de miomas para atender tambem as mulheres.
De acordo com o urologista Marco Ribeiro, só o exame de toque retal é capaz de identificar a alteração na próstata. Segundo o médico, o exame do PSA dignóstica boa parte dos cânceres de próstata, mas existem tumores “que só são identificados pelo exame clínico”, disse.
Dos 40 pacientes que fizeram o exame clínico, neste sabado, 25% apresentaram um crescimento benigno na próstata e 7,5% estão com nódulo prostático. “Isso, apenas com o resultado do toque retal. Após o exame do PSA, esse número pode aumentar”, explicou o urologista ao esclarecer que a doença as vezes não apresenta alteração física na próstata, mas pode ser identificada pelo exame laboratorial. “Por isso, é tão importante fazer os dois exames”, completou.
O pintor Ailton Lima, 49 anos, morador do distrito de Vila de Abrantes, realizou o exame do PSA e agendou uma consulta para a próxima semana. Esta é a segunda vez que ele faz os exames de prevenção ao câncer de próstata.
Genésio Lima, aposentado de 61 anos, que mora no Parque Real Serra Verde, sabe bem a importância de realizar os exames de prevenção. Ele só procurou o médico quando percebeu os primeiros sintomas da doença. Atendido pelo Ceonc, ele realiza o tratamento do câncer da próstata há um ano.
Hoje em dia, o aposentado orienta amigos e parentes com mais de 40 anos a procurarem atendimento médico para evitar a doença, que se for diagnosticada no início, segundo Génésio, aumenta as chances de cura.
Os amigos Carlos Alberto Silva, Delson Azevedo e José Ednaldo Santos, todos moradores do bairro Parque Satélite, também participaram das atividades no Centro e realizaram, pela primeira vez, os exames de diagnóstico do câncer de próstata.
A iniciativa prossegue ainda na segunda (22/08), terça (23/08) e quarta-feira (24/08), com a oferta de 120, 40 e 80 vagas, respectivamente. Para ampliar o atendimento, o Ceonc conta com o apoio de outros dois urologistas da Policlínica do Centro.
Prestigiaram as atividades, os secretários da Admnitração, Ademar Delgado, e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, os vereadores José Marcelino (PT), Paulinho do Som 9PT) e João Araujo (PT), mais o deputado federal Josias Gomes (PT).