Campanha oferece 125 exames de PSA

Iwwa Agência
Publicado 20/08/2011 08:08:34

Os homens de Camaçari compareceram ao Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), neste sábado (20/08), para participar das atividades de prevenção e de detecção precoce do câncer de próstata.

Foram realizadas 40 consultas com urologista, 125 exames do PSA (que diagnostica alguns tipos de câncer), além de palestras sobre temas relacionados à saúde do homem. Para atender a demanda, cerca de 30 funcionários foram convocados para as atividades.

O prefeito Caetano, que passou no Centro para cumprimentar os pacientes e a equipe médica, aproveitou para chamar a atenção da população para que busque sempre a prevenção, ao invés de esperar a doença aparecer para tratá-la. O prefeito ainda solicitou ao secretário da Saúde, Camilo Pinto, que providencie cirurgias para os homens que apresentarem alterações benignas na próstata e que agilize um mutirão de cirurgia de miomas para atender tambem as mulheres.

De acordo com o urologista Marco Ribeiro, só o exame de toque retal é capaz de identificar a alteração na próstata. Segundo o médico, o exame do PSA dignóstica boa parte dos cânceres de próstata, mas existem tumores “que só são identificados pelo exame clínico”, disse.

Dos 40 pacientes que fizeram o exame clínico, neste sabado, 25% apresentaram um crescimento benigno na próstata e 7,5% estão com nódulo prostático. “Isso, apenas com o resultado do toque retal. Após o exame do PSA, esse número pode aumentar”, explicou o urologista ao esclarecer que a doença as vezes não apresenta alteração física na próstata, mas pode ser identificada pelo exame laboratorial. “Por isso, é tão importante fazer os dois exames”, completou.

O pintor Ailton Lima, 49 anos, morador do distrito de Vila de Abrantes, realizou o exame do PSA e agendou uma consulta para a próxima semana. Esta é a segunda vez que ele faz os exames de prevenção ao câncer de próstata.

Genésio Lima, aposentado de 61 anos, que mora no Parque Real Serra Verde, sabe bem a importância de realizar os exames de prevenção. Ele só procurou o médico quando percebeu os primeiros sintomas da doença. Atendido pelo Ceonc, ele realiza o tratamento do câncer da próstata há um ano.

Hoje em dia, o aposentado orienta amigos e parentes com mais de 40 anos a procurarem atendimento médico para evitar a doença, que se for diagnosticada no início, segundo Génésio, aumenta as chances de cura.

Os amigos Carlos Alberto Silva, Delson Azevedo e José Ednaldo Santos, todos moradores do bairro Parque Satélite, também participaram das atividades no Centro e realizaram, pela primeira vez, os exames de diagnóstico do câncer de próstata.

A iniciativa prossegue ainda na segunda (22/08), terça (23/08) e quarta-feira (24/08), com a oferta de 120, 40 e 80 vagas, respectivamente. Para ampliar o atendimento, o Ceonc conta com o apoio de outros dois urologistas da Policlínica do Centro.

Prestigiaram as atividades, os secretários da Admnitração, Ademar Delgado, e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, os vereadores José Marcelino (PT), Paulinho do Som 9PT) e João Araujo (PT), mais o deputado federal Josias Gomes (PT).

Slideshow | 5 fotos

Campanha oferece 125 exames de PSA

Mais Notícias

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Dia D de vacinação contra Covid acontece sábado (4/12) em Camaçari

Dia D de vacinação contra Covid acontece sábado (4/12) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.