Campanha marca Dia contra a Aids

Iwwa Agência
Publicado 01/12/2011 05:12:18

As ações da campanha Fique Sabendo, iniciativa realizada pela Sesau (Secretaria da Saúde), através do Cres (Centro de Referência e Especialidade em Saúde), em alusão ao Dia de Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro, atraiu mais de mil pessoas para a praça Desembargador Montenegro.

No estande montado no local, uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e estudantes do curso de enfermagem fizeram uma campanha no sentido de conscientizar a população sobre a doença.

Foram distribuídos cerca de 3 mil preservativos masculinos e femininos no estande e em pontos estratégicos no centro da cidade. A meta de entrega da Sesau foi de 10 mil unidades.

Também foram prestadas orientações sobre as formas de contágio e prevenção do HIV. Servidores do Cesme (Centro de Especialidades em Saúde Mental) realizaram uma exposição sobre as causas e os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Os visitantes ainda participaram de atividades lúdicas, como jogos de perguntas e respostas. Os vencedores foram premiados com brindes.

Para o casal Elias Alves e Jailda Vieira, moradores do bairro Phoc III, a campanha contribui para a conscientização da população.

As atividades do dia encerraram com uma sessão especial dedicada ao tema, na Câmara Municipal.

 TESTE RÁPIDO

Cerca de 100 pessoas realizaram o teste para detecção do vírus da AIDS, no Centro Comercial do Município e no Cres. Os interessados ainda participaram do aconselhamento pré-teste,  que equivale a uma palestra sobre a doença. O exame também foi realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da localidade de Arembepe, na orla do Município.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Cres, Jamilly Ribeiro, a aceitação da comunidade tem sido muito grande. “As pessoas procuram nossos serviços, o que demonstra o interesse da população em se manter informada”, afirmou.

Os interessados têm até sexta-feira (02/12), quando termina a campanha, para realizar o teste. Neste dia, o atendimento será realizado apenas no Cres, que fica na rua 8 de Dezembro, n° 59, travessa da Avenida Francisco Drumond.

Slideshow | 4 fotos

Campanha marca Dia contra a Aids

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.