As ações da campanha Fique Sabendo, iniciativa realizada pela Sesau (Secretaria da Saúde), através do Cres (Centro de Referência e Especialidade em Saúde), em alusão ao Dia de Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro, atraiu mais de mil pessoas para a praça Desembargador Montenegro.
No estande montado no local, uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e estudantes do curso de enfermagem fizeram uma campanha no sentido de conscientizar a população sobre a doença.
Foram distribuídos cerca de 3 mil preservativos masculinos e femininos no estande e em pontos estratégicos no centro da cidade. A meta de entrega da Sesau foi de 10 mil unidades.
Também foram prestadas orientações sobre as formas de contágio e prevenção do HIV. Servidores do Cesme (Centro de Especialidades em Saúde Mental) realizaram uma exposição sobre as causas e os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas.
Os visitantes ainda participaram de atividades lúdicas, como jogos de perguntas e respostas. Os vencedores foram premiados com brindes.
Para o casal Elias Alves e Jailda Vieira, moradores do bairro Phoc III, a campanha contribui para a conscientização da população.
As atividades do dia encerraram com uma sessão especial dedicada ao tema, na Câmara Municipal.
TESTE RÁPIDO
Cerca de 100 pessoas realizaram o teste para detecção do vírus da AIDS, no Centro Comercial do Município e no Cres. Os interessados ainda participaram do aconselhamento pré-teste, que equivale a uma palestra sobre a doença. O exame também foi realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da localidade de Arembepe, na orla do Município.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Cres, Jamilly Ribeiro, a aceitação da comunidade tem sido muito grande. “As pessoas procuram nossos serviços, o que demonstra o interesse da população em se manter informada”, afirmou.
Os interessados têm até sexta-feira (02/12), quando termina a campanha, para realizar o teste. Neste dia, o atendimento será realizado apenas no Cres, que fica na rua 8 de Dezembro, n° 59, travessa da Avenida Francisco Drumond.