Campanha já vacinou metade das crianças de Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 16/06/2008 08:06:27

A campanha contra a poliomielite continua. Quem ainda não levou o filho para tomar a vacina Sabin tem até o dia 27 de junho para se dirigir a um dos 53 postos fixos de Camaçari e imunizar a criança contra a paralisia infantil.

Das cerca de 20 mil crianças em idade de vacinar, mais de 9 mil já foram imunizadas. Só no sábado (14/06), dia D, mais de 6 mil meninos e meninas tomaram a dose. O posto da Nova Aliança, no Phoc 2, esteve lotado durante toda manhã.

A Secretaria da Saúde (Sesau) também colocou a disposição dos moradores mais 38 unidades volantes, que vão até as comunidades de difícil acesso. Deve tomar a vacina toda criança com até cinco anos de idade.

Desde às 8h na fila, a doméstica Verônica Mendes fez questão de vacinar o filho Vinicius Ribeiro, 4 anos, logo cedo. “Toda campanha faço questão de vim, afinal ninguém quer ver o filho doente”. Mais de 600 profissionais trabalham para garantir que todas as crianças do Município sejam imunizadas.

Há mais de 30 anos, Camaçari não registra casos de paralisia infantil, mas “a vacinação continua importante porque o vírus da pólio ainda circula em regiões da África e Ásia, portanto uma ameaça à população mundial. E o Município é um pólo atrativo de pessoas”, explica a secretária da Sesau, Efigênia Cardoso.

Além da vacina contra a pólio, estão sendo atualizadas as doses em atraso na caderneta, como difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus B, tuberculose, hepatite B, Sarampo e Rubéola Congênita.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Crianças que apresentam infecções agudas, febre alta, diarréia, vômito ou alergia aos componentes da vacina não podem ser imunizadas.

A segunda etapa da campanha começa dia 28 de julho e segue até 16 de agosto. Todas as crianças devem ser imunizadas novamente.

Foto: Agnaldo Silva

Mais de 15 mil crianças já foram vacinadas contra paralisia -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.