Campanha incentiva doação de sangue

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2012 02:05:09

Com objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue, a Prefeitura de Camaçari, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), trouxe ao Município o Hemóvel, unidade móvel de coleta de sangue da Hemoba.

O veículo, um ônibus adaptado para coleta, ficará estacionado na praça Desembargador Montenegro até quarta-feira (16/05). O atendimento é feito das 8h às 17h, exceto no último dia, quando o atendimento será das 8h às 15h.

“A doação de sangue é um processo seguro e não há risco de o doador contrair uma doença infecciosa”, garantiu a coordenadora do Banco de Sangue de Camaçari, Laura Passos, informando que o material utilizado na coleta é descartável e que o doador passa por uma triagem, responde a um questionário e, se estiver apto, será encaminhado para a doação.

Doadora pela terceira vez, a operadora de Caixa, Natália da Silva, que já precisou da doação de sangue para membros da família, considera a iniciativa importante. “Casa um que faz uma pequena parte já ajuda muitas pessoas”, disse.

Segundo a coordenadora da Captação de Doadores do Hemoba, Jandira Cerqueira, a unidade móvel contribui com a doação de forma descentralizada, além de completar o estoque de sangue da Fundação. “O Hemóvel tem capacidade para atender 110 candidatos por dia. A expectativa é conseguir em torno de 80 bolsas de sangue”, informou.

Ana Lucia Costa contribuiu com a campanha. “Acho importante ajudar ao próximo, pois tem muita gente que precisa de sangue e não tem doador”, disse a dona de casa, que é doadora há cinco anos.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, sendo que menores de idade só podem doar na presença do representante legal, pesar acima de 50 kg e apresentar um documento original de identificação com foto, como RG, carteira profissional ou motorista. Além disso, o doador precisa estar bem alimentado e não ter ingerido alimento gorduroso nas quatro horas que antecedem a doação.  

No Município, os doadores podem também se dirigir ao Banco de Sangue de Camaçari, localizado na avenida Jorge Amado, s/n°, no bairro Jardim Limoeiro. O atendimento é realizado as segundas, quintas e sextas-feiras, das 8 às 12h, e as terças e quartas-feiras, das 8 às 12h e das 13 às 16h. Para maior comodidade do doador, existe também a opção de agendar a doação pelo telefone 3644-4252.

Slideshow | 10 fotos

Campanha incentiva doação de sangue

Mais Notícias

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segunda-feira (25)

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segun...

GT para construção do Plano Municipal de Cultura reúne segmentos de dança, teatro e música

GT para construção do Plano Municipal de Cultura reúne segmentos de...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.