A nova etapa da campanha de vacinação contra gripe é destinada apenas para crianças e idosos acamados e para crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, que receberam a dose da vacina contra Influenza pela primeira vez. A mobilização, que teve inícionesta segunda-feira (23/05), segue até o final de junho.
A campanha visa imunizar cerca de 1.500 crianças e 500 idosos. De acordo coma Sesau (Secretaria da Saúde), no período regular da campanha, de 18 de abril a 20 de maio, foram imunizadas mais de 39 mil pessoas.
Para identificar o público-alvo, a Atenção Básica da Sesau realiza um trabalho de busca ativa com agentes comunitários de saúde. No entanto, a população também pode entrar em contato com uma unidade de saúde para informar casos de pessoas acamadas.
A imunização é contra as gripes H1N1, H3N2 e Influenza tipo B, que são os que mais circulam nos hemisférios Norte e Sul. A dose não é recomendada para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como o ovo, ou que tenham apresentado alergia na campanha anterior.
Na primeira fase da mobilização foram imunizados idosos, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, profissionais da saúde, mulheres grávidas ou que tiveram filho há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo e comorbidades.

Crianças e idosos são público-alvo da nova fase da campanha contra gripe -