Campanha encerra neste sábado

Iwwa Agência
Publicado 09/08/2012 03:08:24

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em Camaçari encerra neste sábado (11/08), quando as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizam um mutirão na zona rural de Monte Gordo. Desde o início da mobilização, em julho, o Município vacinou 7.458 cães e 2.279 gatos. 

As pessoas devem levar os cães e gatos para aplicar a dose da vacina antirrábica nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) ou USFs (Unidade de Saúde da Família), das 8h às 17h.

De acordo com a coordenação do CCZ, a vacina antirrábica é oferecida durante todo o ano nas unidades de saúde do Município, mas a vacinação é intensificada no período da campanha. A dose garante imunização por um prazo de 12 meses e é destinada aos animais acima de três meses de idade, que nunca foram vacinados, e com mais de seis meses de vida e que já receberam outras vacinas.

Para imunizar o animal é necessário apresentar o cartão de vacinação do cão ou gato, mas, caso o proprietário não possua o documento, a equipe providencia o cartão na hora.

DOENÇA

A raiva é uma doença fatal que afeta o sistema nervoso do animal e pode ser transmitida por meio da saliva, arranhões ou mordidas. A única forma de evitar a doença é através da imunização.

A orientação é de que, as pessoas vítimas da mordida do cachorro ou arranhadura de gatos com a doença, lavem o local com água corrente e sabão e procure o posto de saúde mais próximo.

No animal, a doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o fica arisco e ataca as pessoas, e a silenciosa, quando o animal procura lugares escuros e vazios para se refugiar.

Entre os sintomas mais comuns nos animais estão alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação de pupila, fotofobia (medo de claridade), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva e dificuldade para engolir.

 

 

 

Foto: Arquivo

Município vacinou cerca de 10 mil animais -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.