Campanha do HGC atrai novos doadores de sangue

Iwwa Agência
Publicado 17/04/2009 12:04:13

O Hospital Geral de Camaçari (HGC) realiza campanha de doação de sangue. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de forma responsável. Em 15 dias, 164 pessoas se candidataram.

De acordo com a coordenadora da unidade de banco de sangue do HGC, Laura Passos, “aproximadamente 25% dos candidatos não estão aptos a doar”. Em contrapartida, alguns segmentos da população, como escolas e igrejas, têm se prontificado a captar doadores permanentes.

É o caso da assistente social, Hosana Rocha. “Se tem uma coisa que me faz sentir bem é doar sangue. Desde 2007, que eu faço isso três vezes ao ano”, relata. Dados do Ministério da Saúde indicam que se 3% da população doasse sangue regularmente, o país não teria problema de estoque.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas. Mulheres não podem estar grávidas ou amamentando.

Antes de coletar o sangue, o candidato passa por duas etapas. A primeira, entrevista sobre o histórico de saúde, de vida e do comportamento sexual.

Depois, um teste sorológico para detectar doenças transmissíveis como hepatites B e C, HIV, sífilis e HTLV I e II. Não havendo problemas, a pessoa estará habilitada à doação.

No primeiro trimestre, o HGC coletou 636 bolsas de sangue. No mesmo período, fez 620 transfusões, saldo de apenas 16. Segundo a coordenadora, Laura Passos, o banco de sangue do HGC atende além dos pacientes de Camaçari, os municípios de Dias D` Ávila e Mata de São João.

A coordenadora frisa que doar sangue não traz risco à saúde e todo material utilizado é descartável. Homens podem doar até 4 vezes ao ano, em intervalos de 60 dias e mulheres, 3 vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

Foto: Agnaldo Silva

A assistente social Hosana Rocha doa três vezes ao ano -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.