Campanha do HGC atrai novos doadores de sangue

Iwwa Agência
Publicado 17/04/2009 12:04:13

O Hospital Geral de Camaçari (HGC) realiza campanha de doação de sangue. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de forma responsável. Em 15 dias, 164 pessoas se candidataram.

De acordo com a coordenadora da unidade de banco de sangue do HGC, Laura Passos, “aproximadamente 25% dos candidatos não estão aptos a doar”. Em contrapartida, alguns segmentos da população, como escolas e igrejas, têm se prontificado a captar doadores permanentes.

É o caso da assistente social, Hosana Rocha. “Se tem uma coisa que me faz sentir bem é doar sangue. Desde 2007, que eu faço isso três vezes ao ano”, relata. Dados do Ministério da Saúde indicam que se 3% da população doasse sangue regularmente, o país não teria problema de estoque.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas. Mulheres não podem estar grávidas ou amamentando.

Antes de coletar o sangue, o candidato passa por duas etapas. A primeira, entrevista sobre o histórico de saúde, de vida e do comportamento sexual.

Depois, um teste sorológico para detectar doenças transmissíveis como hepatites B e C, HIV, sífilis e HTLV I e II. Não havendo problemas, a pessoa estará habilitada à doação.

No primeiro trimestre, o HGC coletou 636 bolsas de sangue. No mesmo período, fez 620 transfusões, saldo de apenas 16. Segundo a coordenadora, Laura Passos, o banco de sangue do HGC atende além dos pacientes de Camaçari, os municípios de Dias D` Ávila e Mata de São João.

A coordenadora frisa que doar sangue não traz risco à saúde e todo material utilizado é descartável. Homens podem doar até 4 vezes ao ano, em intervalos de 60 dias e mulheres, 3 vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

Foto: Agnaldo Silva

A assistente social Hosana Rocha doa três vezes ao ano -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as dos...

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de campeonato no Piauí

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de c...

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us