Campanha de vacinação tem início em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 18/04/2016 01:04:59

A moradora do bairro da Gleba C, Valdeci de Melo, de 67 anos, aproveitou para tomar a vacina contra gripe no primeiro dia da campanha nacional de mobilização. “Por ser idosa e diabética, procurei uma unidade de saúde mais próxima da minha casa, para não ficar sem a proteção”, disse a dona de casa, imunizada na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Phoc I.

Esse ano, a Bahia e outros estados brasileiros anteciparam a campanha de vacinação devido aos casos de morte causados pelo vírus da gripe. A mobilização é destinada aos idosos, crianças maiores de 6 meses e menores de 4 anos, profissionais da saúde, mulheres grávidas ou que deram a luz há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo.

As vacinas estarão disponíveis até 30 de maio nas USFs dos bairros Gravatá, Phoc I, Parque Florestal, Piaçaveira, Fonte das Águas (Arembepe) e Catu de Abrantes e nas UBSs (Unidades Básicas da Saúde) do Gravatá, Arembepe e Vila de Abrantes. As demais vacinas do calendário de imunização continuam sendo oferecidas de forma regular.

A campanha tem o intuito de contribuir para a imunização dos moradores e redução dos índices de hospitalização e de mortes decorrentes das complicações geradas por doenças respiratórias. Além disso, a mobilização visa assegurar a interrupção da cadeia de transmissão da gripe no Município.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Camaçari, a vacina não deve ser tomada por pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como ovo, e por aqueles que tenham apresentado alergia na campanha anterior.

Mesmo com a campanha de vacinação, as autoridades sanitárias recomendam à população alguns cuidados, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger-se da tosse e dos espirros com lenço descartável, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados.

DIA D

O Dia Nacional da Campanha contra a Influenza Sazonal será realizado dia 30 de abril (sábado), no Espaço Conviver (Centro de Convivência do Idoso), a partir das 8h. Esse ano, a meta é vacinar 80% do público-alvo, estimado em mais de 37 mil pessoas. No ano passado, o Município alcançou o índice de 74%, da meta estipulada.

Foto: Agnaldo Silva

Camaçari deve vacinar cerca de 40 mil pessoas contra a gripe -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Medicamentos

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Me...

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.