A vacinação contra a influenza segue em 13 unidades de saúde do Município até o dia 20 de maio. A imunização é para a H1N1, H3N2 e influenza tipo B, que são os tipos do vírus influenza que mais circulam nos hemisférios Norte e Sul. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que soma 41 mil pessoas.
As doses estão disponíveis nas USFs (Unidades de Saúde da Família) dos bairros Gravatá, Phoc, Parque Florestal, Piaçaveira, Parque das Mangabas, Nova Aliança e Phoc III, além das localidades de Parafuso, Fonte da Caixa, Catu de Abrantes. As UBSs (Unidades Básicas da Saúde) do Gravatá, Arembepe e de Vila de Abrantes também participam da mobilização. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A campanha é destinada a idosos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, profissionais da saúde, mulheres grávidas ou que deram a luz há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo.
Segundo a Sesau (Secretaria da Saúde), até o momento mais de 18 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 43,7%, além de outras 4.997 pessoas com comorbidades, o que representa 87,83% das 5.117 pessoas que precisam ser imunizadas e não estão incluídas no público-alvo.
A mobilização tem o intuito de contribuir para a imunização dos moradores e reduzir os índices de hospitalização e de mortes decorrentes das complicações geradas pelas doenças respiratórias.
A vacinação acontece também, de forma especial, para as pessoas acamadas. Nestes casos, a equipe da Atenção Básica identifica, junto aos agentes comunitários de saúde, os casos que receberão vacina em casa, de acordo a uma programação. Quem tiver uma pessoa assim na família, deve procurar o agente comunitário ou entrar em contato diretamente com o Departamento de Atenção Básica, através dos telefones (71) 3621-6856 ou 3621-6680.
Pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como o ovo, ou que tenham apresentado alergia na campanha anterior não devem ser vacinadas.

Município deve vacinar 41 mil pessoas contra a gripe -