A campanha de vacinação contra a influenza encerra nesta sexta-feira (20/02). A imunização é destinada a idosos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, profissionais da saúde, mulheres grávidas ou que deram a luz há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
A vacinação acontece nas 32 unidades de saúde do Município, ou seja, USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e combate a H1N1, H3N2 e influenza tipo B, que são os tipos do vírus influenza que mais circulam nos hemisférios Norte e Sul.
A meta da Sesau (Secretaria da Saúde) é vacinar 41 mil pessoas. Até quinta-feira (19/05), 37.104 pessoas já tinham sido imunizadas. Froam contempladas também coma iniciativa a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo e comorbidades.
Com o fim da campanha, a Sesau começa a vacinar, de forma especial, crianças e idosos acamados, de acordo com uma programação. A equipe da Atenção Básica continua identificando, junto aos agentes comunitários de saúde, os casos que receberão vacina em casa. Quem tiver um parente nessa situação, deve procurar um agente comunitário ou entrar em contato com o Departamento de Atenção Básica, através dos telefones (71) 3621-6856 ou 3621-6680.
Também estão garantidas a segunda dose da vacina para crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, que tenham tomado a vacina pela primeira vez. A imunização deve ser aplicada 30 dias após a primeira dose. A vacina não é recomendada para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como o ovo, ou que tenham apresentado alergia na campanha anterior não devem ser vacinadas.

Município já vacinou mais de 37 mil pessoas contra a influenza -