Policiais militares foram o alvo da campanha para o Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em Camaçari durante sexta-feira (28/11). Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) proferiram palestra sobre prevenção à doença no 12º BPM. As atividades seguem até o dia 5 de dezembro.
Formas de prevenção e transmissão das doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids, além dos cuidados com a saúde, foram os temas abordados. A campanha segue com palestras, distribuição de panfletos educativos e de 10 mil preservativos em escolas, praças e Centro da cidade. Também está sendo realizado teste para HIV nas unidades municipais de coleta.
A campanha prossegue nesta sexta-feira, na praça de alimentação do Centro Comercial. Segunda-feira (01/12), quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Aids, estão programada atividades educativas na praça Abrantes e palestra na Casa do Trabalho.
Na próxima terça-feira (02/12), às 9h, sessão especial na Câmara Municipal discute o assunto. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) será o beneficiado no dia 3 de dezembro. A campanha termina na Rodoviária, no dia 5/12.
As ações do Município são realizadas em parceria com as secretarias municipais da Educação (Seduc), Mulher (Semu) e organizações não governamentais (ONG´s).
Homens acima de 50 anos são o tema da campanha do Ministério da Saúde deste ano. Com o slogan Sexo não tem idade. Proteção também não, serão abordados assuntos ligados à sexualidade, como o uso de preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50 anos.
CRES
Em Camaçari, os portadores das doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids são atendidos pelo Centro de Referência de Especialidades em Saúde (CRES).
São oferecidos atendimentos com médicos infectologista e ginecologista, serviço social, serviços de farmácia, orientação nutricional, palestras educativas e oficinas de capacitação. Ainda são garantidos grupos de acolhimento e aconselhamento e realização de ações educativas em escolas, empresas e eventos.
O Centro Referência de Especialidades em Saúde atende 1.224 pacientes, sendo 133 portadores de HIV. Funciona na rua 8 de dezembro, nº 59, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Palestra foi proferida por técnicos da Sesau -