Os 10 mil homens de Camaçari que ainda não tomaram a vacina contra rubéola têm até o dia 20 de setembro para se imunizar. A campanha nacional foi prorrogada por conta da resistência dos homens em tomar a vacina.
De acordo com o Centro Municipal de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), 61.720 pessoas entre 20 e 39 anos foram imunizadas. Destas, 28.741 são do gênero masculino. A meta é de que o total de 78 mil moradores tomem a dose contra rubéola.
Mesmo quem já foi imunizado em outras campanhas ou teve a doença deve ir ao posto para receber a dose. As unidades de saúde de Camaçari trabalham em esquema de plantão nos três turnos. Uma equipe da vigilância epidemiológica também realiza visita nas escolas da rede municipal para vacinar os estudantes.
A rubéola é infecciosa e transmitida através de gotículas de secreção nasal. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2007 foram 8.684 casos da doença, sendo que 70% das vítimas são homens.
A coordenadora Aline Sacramento lembra que o uso regular da vacina é importante porque impede que a doença seja transmitida à gestante. Neste caso, pode acontecer aborto ou o bebê apresentar surdez, lesões oculares, problemas no coração, neurológicos ou até a morte.

Medo e preconceito afastam homem do posto de saúde -