Campanha contra rubéola é prorrogada até dia 20

Iwwa Agência
Publicado 12/09/2008 01:09:23

Os 10 mil homens de Camaçari que ainda não tomaram a vacina contra rubéola têm até o dia 20 de setembro para se imunizar. A campanha nacional foi prorrogada por conta da resistência dos homens em tomar a vacina.

De acordo com o Centro Municipal de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), 61.720 pessoas entre 20 e 39 anos foram imunizadas. Destas, 28.741 são do gênero masculino. A meta é de que o total de 78 mil moradores tomem a dose contra rubéola.

Mesmo quem já foi imunizado em outras campanhas ou teve a doença deve ir ao posto para receber a dose. As unidades de saúde de Camaçari trabalham em esquema de plantão nos três turnos. Uma equipe da vigilância epidemiológica também realiza visita nas escolas da rede municipal para vacinar os estudantes.

A rubéola é infecciosa e transmitida através de gotículas de secreção nasal. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2007 foram 8.684 casos da doença, sendo que 70% das vítimas são homens.

A coordenadora Aline Sacramento lembra que o uso regular da vacina é importante porque impede que a doença seja transmitida à gestante. Neste caso, pode acontecer aborto ou o bebê apresentar surdez, lesões oculares, problemas no coração, neurológicos ou até a morte.

Foto: Nelinho Oliveira

Medo e preconceito afastam homem do posto de saúde -

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.