Encerra nesta sexta-feira (02/09) a campanha municipal contra raiva animal. Nesta quinta-feira (01/09), último dia da ação em campo, os agentes de endemias imunizam os animais no bairro Jardim Limoeiro, enquanto nesta sexta-feira, último dia da campanha, a vacinação acontece nos postos de saúde.
Até o momento, foram imunizados 7.200 animais, o que corresponde a 17,14% da meta de vacinar 42 mil cães e gatos. Em função disso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também intensificará as ações de rotina, que acontecem ao longo do ano, com vacinação de casa em casa, de segunda a quinta-feira, e nos posto de saúde do Município às sextas-feiras.
Além de intensificar as ações de mobilização, a campanha foca no trabalho de conscientização dos moradores quanto aos riscos da doença. A vacinação é destinada a animais com idade a partir de três meses e garante a imunização por um ano. Para vacinar o cão ou gato, o proprietário não deve esquecer de apresentar o cartão de vacinação.
DOENÇA
A raiva é uma doença fatal que afeta o sistema nervoso do animal e pode ser transmitida ao homem através da saliva, arranhões ou mordida. A única forma de evitá-la é através da vacinação.
A doença se manifesta de forma furiosa, quando o animal fica arisco e ataca as pessoas. É possível ainda que a raiva animal se apresente de forma silenciosa, ocasião em que o animal procura lugares escuros e vazios para se refugiar.
Campanha contra raiva contempla Jardim do Limoeiro -