Campanha contra a gripe pretende imunizar 21 mil pessoas em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 25/04/2011 09:04:27

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda-feira (25/04) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Camaçari.   A ação, que se estende até 13 de maio, pretende imunizar cerca de 21 mil moradores do Município. O atendimento é feito das 8h às 17h.  

A partir deste ano, além de idosos (60 anos ou mais) e população indígena (acima dos 6 meses de vida), deverão ser imunizados crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais de saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos. 

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem os filhos duas vezes aos postos de vacinação para a aplicação de meia dose em cada período. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para aplicação da segunda.

A vacina protege as pessoas contra os três principais vírus que circulam o hemisfério Sul, que são o H1N1, H3N2 e Influenza B.

Pessoas com alergia à proteína do ovo não devem se imunizadas e a recomendação é de que procurem orientação médica. De acordo com o diretor municipal da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, são raros os efeitos colaterais da vacina. Marcos Nogueira informa que os casos mais comuns são reações locais, como a vermelhidão, que some 24 horas após a aplicação.

DIA D

Sábado (30), será o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. No intuito de atender a sede, orla e zona rural, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) irá oferecer a vacina em 90 postos fixos e volantes.

Para o dia D, a Sesau disponibilizará 54 veículos e 700 profissionais. Ainda segundo Marcos Nogueira, a cerimônia de abertura será realizada junto com o início das atividades do projeto municipal Prefeitura no Bairro.   

Slideshow | 2 fotos

Campanha contra a gripe pretende imunizar 21 mil pessoas em Camaçari

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.