Campanha contra a gripe pretende imunizar 21 mil pessoas em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 25/04/2011 09:04:27

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou nesta segunda-feira (25/04) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Camaçari.   A ação, que se estende até 13 de maio, pretende imunizar cerca de 21 mil moradores do Município. O atendimento é feito das 8h às 17h.  

A partir deste ano, além de idosos (60 anos ou mais) e população indígena (acima dos 6 meses de vida), deverão ser imunizados crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais de saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos. 

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem os filhos duas vezes aos postos de vacinação para a aplicação de meia dose em cada período. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para aplicação da segunda.

A vacina protege as pessoas contra os três principais vírus que circulam o hemisfério Sul, que são o H1N1, H3N2 e Influenza B.

Pessoas com alergia à proteína do ovo não devem se imunizadas e a recomendação é de que procurem orientação médica. De acordo com o diretor municipal da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, são raros os efeitos colaterais da vacina. Marcos Nogueira informa que os casos mais comuns são reações locais, como a vermelhidão, que some 24 horas após a aplicação.

DIA D

Sábado (30), será o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. No intuito de atender a sede, orla e zona rural, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) irá oferecer a vacina em 90 postos fixos e volantes.

Para o dia D, a Sesau disponibilizará 54 veículos e 700 profissionais. Ainda segundo Marcos Nogueira, a cerimônia de abertura será realizada junto com o início das atividades do projeto municipal Prefeitura no Bairro.   

Slideshow | 2 fotos

Campanha contra a gripe pretende imunizar 21 mil pessoas em Camaçari

Mais Notícias

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us