Campanha começa nesta terça (7)

Iwwa Agência
Publicado 06/06/2011 04:06:21

Começa nesta terça-feira (07/06), a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Destinadas as crianças menores de 5 anos, as doses serão aplicadas em todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas da Saúde) do Município até o dia 30 deste mês.

A meta de Camaçari é vacinar 22.041 crianças, boa parte delas no Dia Nacional de Mobilização, marcado para o dia 18 de junho, ocasião em que serão montados 90 postos de atendimento, entre fixos e volantes para atender a comunidade da sede, orla e zona rural. A abertura do Dia D será na UBS Nova Aliança, às 9h.

Assim como toda campanha, a da paralisia trabalha a prevenção e tem o intuito de evitar o retorno da doença, que já está erradicada no Brasil. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Camaçari, não há contra-indicação para a vacina. As USFs e UBSs da rede municipal funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

GRIPE

Paralelo à campanha da paralisia infantil, está em andamento no Município a campanha contra a gripe, que encerra na sexta-feira (10/06). Até segunda-feira (06/06), foram imunizadas 21.311 pessoas, o equivalente a 81,6% da meta total de 26.292.

Apesar de ter atingido o índice preconizado pelo Ministério da Saúde na média total, Camaçari não alcançou o índice mínimo no grupo das gestantes e imunizou apenas 2.304 mulheres grávidas, o equivalente a 50,16% do total. Por isso, a Secretaria da Saúde (Sesau) orienta às gestantes que procurem o posto de saúde mais próximo para serem imunizadas até sexta-feira (10/06).   

Como a imunização das crianças de 6 meses de idade a 2 anos foi dividida em duas aplicações, o prazo para aplicação da segunda dose será de 30 dias após a primeira, independente do prazo final da campanha geral.

A vacina é destinada também aos idosos e profissionais de saúde, que imuniza contra os vírus da influeza B, H1N1 e H3N2.

A Sesau ressalta que as pessoas com alergia severa à proteína do ovo e portadoras da síndrome de Guillain-Barré só devem ser vacinadas mediante avaliação médica.

Foto: Carol Garcia

Vacina contra a paralisia infantil vai até o dia 30 -

Mais Notícias

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.