Campanha começa a capacitação

Iwwa Agência
Publicado 25/10/2010 04:10:34

A campanha Outubro Rosa deu início, nesta segunda-feira (25/10), a primeira etapa de capacitação sobre a detecção precoce do câncer de mama.

Os agentes comunitários de saúde participaram do treinamento, que foi dividido em dois períodos. O turno matutino atendeu os agentes da orla e o vespertino, os agentes da sede.

A capacitação é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, através do Departamento de Atenção Básica e do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau).

No primeiro dia de capacitação o secretário da Saúde de Camaçari, Camilo Pinto, ressaltou a importância dos agentes comunitários neste trabalho de conscientização.

“O agente comunitário de saúde é uma pessoa que representa a imagem da Prefeitura, portanto tem uma grande importância neste processo”, explica.

De acordo com Laura Passos, coordenadora do Programa da Mulher da Sesau, esta ação visa dar continuidade aos trabalhos de conscientização desenvolvidos nas unidades de saúde do Município.

“Este é um momento de sensibilização, que tem como objetivo reforçar a prevenção contra o câncer de mama”, esclarece.  

Na ocasião, a coordenadora de enfermagem do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), Kátia Baldini, apresentou um manual de sua autoria com informações sobre o câncer de mama. O documento foi produzido pela Naspec e aprovado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femana) e pela Federação da American Cancer Society (ACS) para ser utilizado em todo o Brasil.  

“Este material tem todas as informações, orientações e curiosidades sobre a doença e serve como um manual de consultas para os profissionais de saúde”, explica a autora da publicação, que ministrou a palestra de capacitação para os agentes comunitários.  

A segunda etapa da capacitação será realizada terça-feira (26/10), das 8às 12h, para os profissionais de nível superior da Sesau.

Foto: Nelinho Oliveira

Outubro Rosa inicia curso com funcionários da saúde -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.