Conscientizar a população sobre os males causados pelo uso de veículos automotores na areia das praias de Camaçari. Este foi o objetivo da ação realizada neste sábado (07/04), em Itacimirim, por moradores e empresários locais.
Na ocasião, a população foi informada sobre os riscos de acidentes com banhistas e os danos causados ao meio ambiente com o trânsito de quadriciclo, motocicleta e buggy na areia das praias do Município.
A equipe do Projeto Tamar também participou do manifesto e lembrou que o trânsito de veículos cria barreiras com as marcas de pneus, compactando a areia e impedindo a subida dos filhotes de tartaruga à superfície.
De acordo com a presidente da Associação de Moradores da Ilha do Meio de Itacimirim, Gabriela Franceschini, outras ações educativas serão realizadas a fim de informar os moradores locais e visitantes sobre os riscos do tráfego de veículos automotores da areia da praia.
Eduardo Coutinho, morador de Guarajuba e oficial de Justiça, lembrou que de acordo com a Lei Federal nº 7.661, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, é proibido o trânsito de veículos automotivos nas faixas de areia das praias brasileiras. “Os veículos apresentam risco à população, fauna e flora do ambiente marinho”, disse.
Também participaram da ação agentes de trânsito da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) do Município e a equipe da Força Tarefa da Segov (Secretaria do Governo).