Campanha alerta sobre o câncer de mama

Iwwa Agência
Publicado 06/10/2010 10:10:51

Como parte das atividades de combate ao câncer de mama, o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) lança no dia 18 deste mês, a campanha Outubro Rosa, na praça Desembargador Montenegro.

A campanha, que acontece até o dia 22 de outubro, tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, além de alertar para o cuidado integral à saúde. Dessa forma, um maior número de pessoas pode descobrir a doença e ter mais chances de tratamento.

A Sesau pretende envolver todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Postos de Saúde da Família (PSF’s) para divulgação da campanha. Também está prevista a realização de 1 mil mamografias, uma vez que, em Camaçari, existem cerca de 800 pessoas diagnosticadas com suspeita da doença.

Durante a campanha o Ceonc vai disponibilizar dois profissionais da saúde, que ficarão na praça Desembargador Montenegro para esclarecer questões sobre o câncer de mama, distribuir folders sobre a prevenção da doença, falar da importância de realizar mamografia e informar em qual local poderá ser feito o exame.

De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, fazer parte do Outubro Rosa é de grande importância para o Município. Ainda segundo a coordenadora, o câncer de mama é uma doença que acomete homens e mulheres e fazer a prevenção é o meio mais eficaz de detectar as lesões iniciais da enfermidade.

                      OUTUBRO ROSA

O movimento Outubro Rosa surgiu da necessidade da promoção de atividades que contribuíssem para a luta contra o câncer de mama e do alerta para a identificação precoce da doença – uma das principais causas de mortalidade de mulheres em idade fértil no Brasil.

O movimento é mundial e nasceu em 1997 nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), tendo o objetivo de dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento ao câncer de mama e a conscientização do diagnóstico precoce.

De acordo com as estatísticas, no Brasil, a cada ano, ocorrem cerca de 50 mil novos casos e aproximadamente 11 mil mortes decorrentes da doença, sendo que a maior parte desses óbitos são atribuídos ao diagnóstico tardio. 

Slideshow | 2 fotos

Campanha alerta sobre o câncer de mama

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.