Campanha alerta para prevenção

Iwwa Agência
Publicado 15/05/2014 11:05:43

Tudo começa com uma mancha, algumas vezes indolor, outras com sensação de dormência ou queimor. É assim que, na maioria das vezes, manifesta-se a Hanseníase, por muito tempo foi conhecida como lepra e estigmatizava os enfermos. Nesta quinta-feira (15/05), Dia da Mancha, profissionais da saúde realizam um trabalho de prevenção e de intensificação do diagnóstico da doença em todo o Município.

Para apresentar o problema para a população, os agentes comunitários realizaram um trabalho de busca, porta a porta, convocando aqueles que têm uma mancha ou conhecem alguém com o problema para comparecer às USFs (Unidades de Saúde da Família) mais próximas. Além do trabalho de esclarecimento, aqueles que apresentaram alguns dos sintomas foram encaminhados para uma consulta médica.

O aposentado João Genuário da Paixão, de 71 anos, morador da rua da Conquista, no bairro Nova Vitória, foi à USF do bairro e  assistiu ao vídeo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e à palestra ministrada pela equipe médica local. “Graças a Deus está tudo bem, vim para saber como é essa doença. Agora sei que está tudo bem comigo”, comentou.

“O contágio acontece pelo ar, através da respiração, mas apenas quando há contato intenso com a pessoa doente”, explica a médica Mylena Melhem, residente em Saúde da Família e médica da USF Nova Vitória. A médica destaca a importância do diagnóstico precoce, pois a doença tem cura, mas caso não seja tratada em tempo pode deixar sequelas como atrofia muscular e incapacidade física.

Milena Melhem reforça que desde o diagnóstico ao tratamento, que pode durar entre seis meses ou um ano, todo trabalho é feito na rede de Atenção Básica e que o medicamento é entregue nas unidades públicas. 

Slideshow | 2 fotos

Campanha alerta para prevenção

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.