Campanha ajuda homem a prevenir câncer de Próstata

Iwwa Agência
Publicado 20/08/2008 09:08:17

Em Camaçari, o atendimento especializado em saúde masculina é feito pela Coordenação de Prevenção em Oncologia, através da Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata. Por mês, são atendidos cerca de 80 homens.

As consultas são marcadas na Central de Regulação do SUS ou pelo telefone 3621-0155. O atendimento com o médico urologista para exame de toque retal acontece na Policlínica de Especialidades do Centro.

Os demais exames para diagnóstico do câncer de próstata, PSA (Antígeno Prostático Específico) e ultra-sonografia pélvica, são feitos em seis prestadores de serviços conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Caso haja suspeita do câncer, o paciente é encaminhado para a biopsia prostática transretal, na própria rede municipal. Os casos benignos são operados no Hospital Geral de Camaçari (HGC) e os malignos nos hospitais Santa Isabel, Aristides Maltez e Centro Estadual de Oncologia (Cican), na capital baiana. Após o procedimento cirúrgico, os pacientes são acompanhados pelo Município.

Segundo Maristela Durães, coordenadora do setor de Prevenção em Oncologia, nos últimos dois anos foram atendidos mais de 1.500 pacientes e detectados 30 casos de câncer de próstata em Camaçari. “As campanhas realizadas pela cidade são de fundamental importância para elucidação dos casos. Além disso, eliminam o constrangimento do paciente em procurar ajuda e auxilia no tratamento da doença. O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção”.

CENTRO
O Centro de Prevenção em Oncologia (CPO), a ser inaugurado nos próximos meses, vai oferecer uma estrutura integrada de assistência aos usuários da rede municipal de saúde. O órgão disponibiliza mamografia, PSA (exame para detectar câncer de próstata), biopsia de mama e de próstata, psicoterapia, cintilografia, ultra-sonografia de mama e de próstata, atividades educativas, além de exames pré-operatórios. A unidade funcionará no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar).

CÂNCER DE PRÓSTATA
Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são presença de sangue na urina, necessidade freqüente de urinar, principalmente a noite, jato urinário fraco, dor ou queimação ao urinar.

O médico urologista da Coordenação de Oncologia de Camaçari, Aide Lisboa, orienta os pacientes com mais de 40 anos a realizarem consulta e exame clínico preventivo (toque retal) anualmente.

No Município, os pacientes também podem procurar o HGC, Hospital da Mulher e o Centro Médico, onde é oferecida consulta com urologista.

Foto:

Mais Notícias

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Prefeitura lamenta falecimento do ex-vereador Guedes

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Horário de visitação no Horto Florestal será modificado em dezembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 29 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.