A próxima edição do Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito Aedes acontecerá no próximo dia 16, no bairro Gleba E. No domingo (10/04), a ação beneficiou moradores dos residenciais Caminho do Mar I, II e III, localizados na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, além da praia do Emissário, em Arembepe.
Durante a atividade nos residenciais foram distribuídos panfletos e realizadas visitas domiciliares, com intuito de incentivar mudanças no comportamento da população em relação aos criadouros dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, transmissores de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.
Moradora do residencial Caminho do Mar I, Edinalva Azevedo, de 49 anos, afirmou que a campanha é uma ação necessária. “O melhor remédio é a prevenção, esse é o segredo para afastar os riscos da doença. É preciso que todos se conscientizem que têm que cuidar”, pontuou. Quem também aprovou a iniciativa foi a artesã Veronice Bonfim, de 55 anos. “Nas minhas plantas, nunca deixo acumular água, sempre coloco terra, e deixo as vasilhas sempre fechadas”, contou a moradora do Caminho do Mar III.
Na praia do Emissário foram distribuídos para banhistas kits com sacolas plásticas e lixeiras para veículos. Além disso, foram fixados cartazes da campanha nas barracas, como a de Terezinha Sampaio, de 72 anos. “Achei ótima essa ação. Tomo todos os cuidados para não acumular água”, destacou ela, que mora na localidade do Emissário e há 24 anos mantêm a barraca.
De acordo com o secretário da Saúde, Washington Couto, ao longo da semana, cerca de 1.500 imóveis dos residenciais Caminho do Mar I, II e III, e 35 quarteirões no Emissário receberam visitas para identificar possíveis focos dos mosquitos e aplicar larvicida quando necessário, além da limpeza e retirada de entulho. “É preciso que estejamos juntos para o controle dos transmissores da dengue, zika e chikungunya”, destacou o titular da Sesau (Secretaria da Saúde).
A ação para o controle do aedes aegypti e aedes albopictus já beneficiou as localidades de Jauá, Arembepe, Cordoaria, Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe e Senhor dos Passos, os distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo e os bairros Jardim Limoeiro, Nova Vitória, Novo Horizonte, Parque Verde I, II e III.
A iniciativa conta com a participação de agentes de controle de endemias e servidores das secretarias de Governo, de Educação, da Saúde, da Ordem Pública e Sustentabilidade e dos Serviços Públicos, além de profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Defesa Civil, Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Fiscalização Integrada, e ainda a população.
Participou também da mobilização para o controle da dengue, zika e chinkungunya o secretário dos Serviços Públicos, Zé de Elísio.