A população de Barra do Pojuca é a primeira a ser beneficiada com o Ponto Móvel da Cidade do Saber, que começou a funcionar nesta segunda-feira (06/07). O projeto leva às comunidades distantes da sede, uma mostra de todas as atividades desenvolvidas pelo complexo, um dos maiores centros de inclusão social da América Latina.
A cerimônia de lançamento, realizada sábado (04/07), contou com a presença do vice-presidente do complexo hoteleiro Sol Meliá no Brasil, Rui Manuel Lobo de Oliveira, que assistiu as apresentações de balé, ginástica rítmica e karatê, antes da solenidade.
O representante do Sol Meliá falou da satisfação em ser parceiro do projeto. Valeu a pena ter investido em mais uma importante iniciativa da Prefeitura, disse.
A educadora do núcleo de artes plásticas da Cidade do Saber, Miriam Moreira, garante que a equipe está mais do que pronta e cheia de vontade para fazer do Ponto Móvel um projeto bem sucedido. E acrescenta, Vencemos a barreira da distância. As comunidades mais carentes de lazer e cultura também terão acesso a arte e a leitura, conclui.
Agora tenho um pedaço da Cidade do Saber aqui na orla, diz Isaias Oliveira Souza, 11 anos, ao visitar o caminhão. As adolescentes Lucicleide Miranda e Letícia Batista, 15 anos, também aprovaram o Ponto Móvel. Estamos ansiosas para acessarmos a internet.
Para a vice-prefeita, Tereza Giffoni, o Ponto Móvel mostra o quanto a Prefeitura está sensível às carências da população. O secretário de Cultura, Vital Vasconcelos, afirma que a ação é extremamente positiva. Além de diversão, o caminhão itinerante traz conhecimento e acesso a tecnologia, sintetiza.
PROJETO
Com capacidade para 700 atendimentos por dia, o Ponto Móvel Cidade do Saber vai beneficiar quatro comunidades a cada três meses. Além de Barra do Pojuca, Monte Gordo, Barra do Jacuípe e Areias, também são contempladas com a primeira etapa. O roteiro para o segundo trimestre deve ser definido no final do mês.
O caminhão itinerante funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30, permanecendo um dia em cada localidade. Às sextas-feiras, a equipe, formada por educadores, administradores e coordenadores faz o planejamento e avalia a receptividade do público.
Aos sábados, o Ponto Móvel abre espaço para os projetos de promoção da saúde e o Palco da Cidade. O primeiro tem como objetivo preparar pessoas de diversas localidades da orla e zona rural para uma corrida rústica, prevista para o final do ano.
O Palco da Cidade promete revelar artistas locais. Os selecionados se apresentarão em programas de auditório, que acontecem uma vez por mês. A final acontece em novembro.
A estrutura do caminhão conta com mini lan house, com três computadores, mini-brinquedoteca e uma biblioteca composta por mil obras literárias. Além de um pequeno palco, uma televisão de plasma, para exibição de filmes e ambiente interno climatizado.
O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro e as secretarias da Cultura (Secult) e de Esportes e Lazer (Sedel). A rede de hotéis e resorts Sol Meliá também apóia a iniciativa.

Projeto estimula as atividades culturais e a prática esportiva -