Caminhada marca movimento em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 21/10/2015 12:10:34

Há cinco anos, a aposentada Maria Santos, de 68 anos, moradora do bairro Phoc II, luta contra o câncer de mama. Desde então, ela faz questão de participar de todas as atividades promovidas pela Sesau (Secretaria da Saúde), principalmente durante o movimento Outubro Rosa.

Na manhã desta quarta-feira (21/10), ela esteve presente na caminha educativa que percorreu o Centro da cidade e considerada o ponto alto do movimento no Município. “Eu participo, porque acho importante, divertido e uma forma de me manter atualizada. Além disso, é uma maneira de estar engajada e colaborar na conscientização das mulheres quanto ao diagnóstico precoce da doença”, disse a aposentada.

A caminhada foi encerrada na praça Abrantes e na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a Sesau montou um esquema especial para marcar exame de mamografia. A iniciativa contempla mulheres de 40 a 69 anos, público considerado de maior risco pelo Ministério da Saúde.

A dona de casa Valdelice Alves, de 59 anos, moradora do Parque Verde II, contou que está há alguns anos sem realizar o exame por descuido e que encontrou na iniciativa da Prefeitura uma oportunidade de fazê-lo. As atividades do Outubro Rosa prosseguem até o final do mês com ações nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família).

A adesão das mulheres de Camaçari ao movimento foi elogiada pelo secretário da Saúde, Washigton Couto. Ele afirmou que o Outubro Rosa é uma campanha importante, pois colabora para que as mulheres se sintam mais acolhidas e entendam que a doença, se detectada com antecedência, pode ser tratada e curada. A informação também foi compartilhada pela secretária da Mulher, Miriam Bittencourt, pasta parceira nas ações do Outubro Rosa.

Participaram também da caminhada a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, e os vereadores Elias Natan (PV) e Oto Maia (PSD).     

Slideshow | 4 fotos

Caminhada marca movimento em Camaçari

Mais Notícias

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura de Camaçari

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura ...

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us